Beber, Comer e Amar...
Má na cozinha preparando massa.
Hoje, o Marcelo colocou literalmente a mão na massa e preparou um talharim verde, usando basílico (manjericão de folhas largas e levemente enrugado).
Existem diferentes formas de temperar a massa e cada uma delas tem inúmeras variações, a massa de hoje, levou um "susto" no alho e azeite e já ficou no jeito para saborear.
Por isso, escolhi para harmonizar um vinho branco fresco da uva Sauvignon Blanc, para realçar os sabores do prato.
O escolhido foi o Zanotto da Vinícola Campestre.
100% Sauvignon Blanc safra 2021
No nariz notas de frutas cítricas, toques minerais.
Em boca boa acidez, repeti o frutado do nariz.
E como o Dia Mundial da Massa foi terça-feira 25 de Outubro, o BCA separou quatro sugestões para você comemorar em grande estilo.
1. Molho de tomate e manjericão ( um clássico mediterrâneo)
O amido presente na massa dá uma certa tendência adocicada, atenua ligeiramente a acidez do tomate e realça o aroma do manjericão. Combinar essa massa com vinhos brancos jovens e secos, frescos, macios e de estrutura média, vai realçar os aromas do prato e deixar sua experiência mais saborosa.
2. Massa com manteiga e queijo ralado ( um clássico, quando a dispensa aqui de casa está vazia).
Muitas vezes aromatizada com sálvia nessa massa a untuosidade e a doçura são bastante perceptíveis e, por tanto, um branco jovem, frutado, quente e fresco irá elevar seu prato.
3. Molho de carne (molho rico em sabores).
Seja leve ou potene como o ragu de cozimento longo ou até um molho de carne de caça mais robusto. O sabor dessa massa será cheio e generoso.
Aos molhos mais leves como o bolonhesa opte por tintos jovens, de aromas pouco intensos, encorpados e possivelmente vivos ou vá de espumante, fica divino!
Para molhos mais ricos, indico sempre os tintos de aromas mais intensos, macios e quentes, encorpados e com uma persistência aromática mais perceptível, e por fim, para molhos à base de caça, tintos com aromas mais evoluídos, encorpados com a mesma robustez da carne de caça e de persistência aromática intensa.
4. Massas com sabores do mar .
Como um espaguete com mariscos...
Se for sem a presença do tomate, o sabor do marisco é reforçado pelo aroma do alho e da salsa: um branco jovem, de aroma intenso, fresco cai como uma luva.
Já se o prato for preparado com tomate, a tendenência ácida do mesmo, faz com que o vinho seja igualmente perfumado, mais macio e com notas de frescura menos acentuadas.
Que tal uma massa para o fim de semana?
Eu como sempre, contribuo com a receita:
Massa verde fresca de basílico
Ingredientes:
250 gramas de farinha de trigo 00
250 gramas de semolina
5 ovos inteiros
2 xícaras de basílico triturado (usei o mixer)
Preparo
1.Junte todos os ingredientes e sove até fomar uma massa homogenêa, faça uma bola, envolva em filme plástico e deixe descansar em temperatura ambiente por 1 hora.
2. Divida a massa em porções, na hora de estender a massa na máquina começe com um pedaço pequeno, passe pela máquina regulada para a abertura mais grossa e vá passando, dobrando e enfarinhando.
3. Quando a massa estiver lisa, firme ajuste a máquina para a espessura de talharim.
4. Cozinhe em água salgada.
5. Salteie no azeite e alho.
6. Sirva com parmesão ralado na hora e um bom vinho.
Saúde Sempre|
Nenhum comentário:
Postar um comentário