terça-feira, 18 de outubro de 2016
Tempranillo
A Tempranillo está associada à Espanha, mas também pode ser encontrada em Portugal (onde na região do Douro é conhecida como Tinta Roriz, uma das variedades usadas na elaboração do Vinho do Porto), na Africa do Sul, Estados Unidos, na America do Sul, principalmente em Mendonza (Argentina), recentemente se adaptou muito bem aqui no Brasil.
Aromas principais: Morango, frutas vermelhas, couro, tabaco, café, baunilha, caramelo.
Caráter: Dá um vinho de médio corpo, com acidez e taninos moderados, aprimora-se no barril de carvalho.
Regiões chave: É cultivada em toda a Espanha, e apesar de também ser elaborada como vinho monovarietal, é normalmente combinada com outras variedades. Em La Rioja Alta e La Rioja Alavesa, por exemplo, faz parte do corte das uvas Grenache, Mazuelo, Graciano e Viura. Em Ribeira del Duero, combinada com as variedades bordalesas, é preparado um dos melhores vinhos da Espanha, o Vega Sicilia. Em Valdepenãs e La Mancha é a principal variedade tinta. Na Catalunha é encontrada no Penedés.
O Tempranillo elaborado em La Rioja acompanha bem cozidos de carne, pato, cordeiro, assim como pratos mais simples como um espaguete à bolonhesa ou lasanha.
A Tempranillo recebe vários nomes dependendo do país e da região onde é cultivada.
Espanha: Tempranillo (Rioja), Tinto Fino ou Tinto del país (Ribeira del Duero), Tinta de Toro (Toro), Ull de Llebre (Catalunha e Barcelona), Cencibel (Valdepenãs e La Mancha), Tinto de Madrid (Toledo, Santander e Salamanca).
Portugal: Tinta Roriz (Douro), Aragonez (Alentejo), Arinha Tinto (Dão), Tinta de Santiago (Setúbal).
França: Escobera
Estados Unidos: Valdepenãs
Itália: Negretto
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bela aula.
ResponderExcluirObrigada Julio!Que bom que gostou.
ResponderExcluir