sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Viticultura Biodinâmica (Vinhos Biodinâmicos)



A biodinâmica parte do cultivo orgânico dos vinhedos, mas vai além, se por um lado o cultivo orgânico proíbe o uso de aditivos tanto químicos quanto sintéticos, na agricultura biodinâmica usa-se o cultivo orgânico e adiciona-se elementos como homeopatia, astrologia e astronomia, com base nas teorias antroposóficas do filósofo austríaco Rudolf Stéiner (1861-1925) que diz " O homem não deve alterar o equilíbrio natural do campo, deve-se observar os ciclos dos cosmos e a influência da lua e do sol sobre as plantas."
Uma prática que tomou forma na primeira metade do século XX, na Europa e hoje tem seguidores por todo o mundo.
Quando o assunto é agricultura biodinâmica, muita gente acha estranho, associa a algo puramente místico, mas ela nada mais é do que um modelo de agricultura que promove a preservação do equilíbrio natural do ecossistema, com integração e harmonia dos quatro elementos (água, terra, fogo e ar).
Para seus seguidores é uma visão holística da agricultura que busca equilibrar a videira, homem, terra e estrelas. Para assim produzirem um vinho com a mínima interferência do homem, ou de aditivos químicos, a expressão máxima do terroir de uma região, com aromas e sabores maximizados.
Para garantir o título de biodinâmico o vinho deve ser submetido à certificado do Instituto Internacional Demeter.
Se você ainda não teve a oportunidade de degustar um vinho biodinâmico, a bodega Chacra (Patagônia - Argentina) produz Pinots Noirs de cultivo biodinâmico magníficos, os meus favoritos são o Chacra 55 e o Chacra 32, vale a experiência.


No Brasil o vinho ImorTali safra 2012 é o primeiro vinho elaborado com base nas práticas biodinâmicas, um corte de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot da vinícola Santa Augusta em Santa Catarina, Mas esse ainda não tive a oportunidade de degustar.
Quer entender um pouco mais da agricultura biodinâmica?
Recomendo o livro Os Ignorantes relato de duas iniciações - Editora WMF Martins Fontes
Etienne Davodeau é autor de HQ e não sabe muita coisa do mundo do vinho. Richard Leroy é vinicultor, quase nunca leu quadrinhos.
O livro oferece o relato dessas iniciações e retrata o cultivo biodinâmico por meio dos relatos do vinicultor Leroy. Leitura fácil e gostosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário