Colheita: ou safra. Contudo, colheita também é o nome de um Porto de cor fulva, envelhecido, feito de uma única safra. Os Portos Colheita são raros.
Estufagem: etapa do processo de produção do Madeira que envolve aquecimento do vinho Dependendo da qualidade do Madeira a ser produzido, há vários métodos de estufagem. O mais básico envolve a colocação de vinhos básicos, fortificados em recipientes que depois são aquecidos a uma temperatura média de 40,5 graus Celsius, por um período de três a seis meses. Contudo, para produzir os melhores Madeira os recipientes devem ser colocados no sótão de um depósito que sofre um tremendo calor graças à intensidade do sol na ilha da Madeira. Ali o futuro madeira ficará 20 anos ou mais.
Garrafeira: usada em referência a vinhos não espumantes, a palavra indica um vinho de qualidade elevada. Mas também significa adega. Além disso, garrafeira é um tipo de vinho do Porto bastante raro rico e maleável, em geral o Porto garrafeira provém de um ano único e destacado, e é amadurecido brevemente em madeira e depois envelhecido por um longo tempo entre 20 e 40 anos - em garrafões de vidro. Depois do envelhecimento o garrafeira é decantado e transferido para garrafas - padrão de 750 ml, nas quais é vendido.
Lagar: tanque raso de pedra ou cimento onde as uvas são amassadas com os pés (em geral por várias horas). Faz-se isso para misturar as cascas com o mosto. A prática antiga de amassar as uvas com os pés ainda é muito usada em Portugal e, portanto, muitas vinícolas possuem lagares.
Quinta: literalmente ,chácara. Em Portugal, a palavra é usada para se referir tanto a um vinhedo específico quanto a uma vinícola. Por exemplo, Quinta do Noval é um nome de uma vinicola altamente considerada na região do Douro. Os Portos conhecidos como Porto Quinta de uma única vindima provém de uvas plantadas numa única propriedade, num único ano.
Leia também - Termos espanhóis que talvez você não conheça
Nenhum comentário:
Postar um comentário