sexta-feira, 14 de julho de 2017

Principais vinhos da Italia Sicília

Sicília

Durante boa parte do século XX a Sicília ainda mantinha a mentalidade que a quantidade importava mais do que a qualidade. Hoje o cenário é diferente, se produz bons vinhos na Sicília.
Seu mais famoso vinho é o Marsala, vinho doce e fortificado, feito com uvas Grillo e Catarrato Bianco. Quando se fala em Marsala logo se associa ao vinho relegado mais à cozinha do que às adegas, mas desde 1980 tem-se visto uma pequena  reviravolta neste quadro, com uma crescente produção, embora ainda em pequenas quantidades, de Marsala de alta qualidade. 
O Marsala vai do seco ao doce e aparece em três cores (ouro, ambar e rubi) é fortificado entre 17% ou 18% álcool, para cada categoria existe um tempo de amadurecimento. O Marsala fine é amadurecido por um ano, o superiore, por dois anos; o superiore riserva, quatro anos; o vergine, cinco anos; e o mais velho de todos, o vergine stravecchio, 10 anos.
Outros dois vinhos de sobremesa são produzidos na Sicília.
O Moscato di Pantelleria feito com a variedade Zibibbo (também conhecida como Muscat d' Alexandria), que são espalhadas em tapetes para secarem ao sol e concentrarem seus açúcares antes da fermentação.
E o Malvasia delle Lipari, outro fantástico vinhos de sobremesa feito com a variedade Malvasia.
A Sicília também produz bons vinhos tintos, os feitos com a uva Nero D'Avola (também conhecida como Calabrese) é o produto mais popular da Ilha, costumam ser frutados, concentrados, baratos e de boa qualidade.

Leia também  Principais vinhos da  Italia Campânia, Apúlia, Basilicata e Calábria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário