sexta-feira, 16 de março de 2018

Principais vinhos da França - Bordeaux - Parte 14



Côtes
Em Bordeaux existe regiões satélites conhecidas como côtes (encostas): Côtes de Bourg, Côtes de Castillon, Côtes de Francs e Premières Côtes de Blaye.
Segundo a Bíblia do Vinho, as encostas rurais são algumas das regiões vinícolas mais antigas de Bordeaux. As parreiras foram plantadas ali pelos romanos. Os vinhos são principalmente tintos, para se beber no cotidiano. Quando bons são leves e suculentos e quando ruins, ocos e magros. A principal variedade de uvas é a Merlot.
Entre os melhores côtes tintos, vale citar: Château Puy geraud (Côtes de Francs), Château Roc des Cambes (Côtes de Bourg), Château Les Jonqueyres (Côtes de Blaye) e Château de Francs (Côtes de Francs).
Terminando nossa sequência Bordeaux é importante lembrar que há muitas outras denominações que se encontram nas garrafas dos Bordeaux secos e que incluem: Bordeaux, Bordeaux Supérieur, Graves de Vayre, Entre-Deux-Mers-Haut-Benauge, Lussac-St.-Émilion, Montagne-St.-Émilion, lalandre de Pomerol, Puisseguin-St.-Émilion, Ste.-Foy-Bordeaux e St.-Georges-St.-Émilion. Os vinhos dessas áreas podem ser bastante decentes, mas muitos não têm inspiração.
Outra observação sobre as denominações Bordeaux e Bordeaux Supérieur: são as duas denominações mais básicas que os vinhos Bordeaux podem ter. Qualquer château pode usar essas denominações, desde que o vinho atenda a certos requisitos básicos em relação ao álcool e ao rendimento das uvas. Muitos Bordeaux e Bordeaux Supérieur são vinhos simples, comuns.
Em geral, pensa-se em Bordeaux como região que só faz tintos e brancos, mas na verdade ela também produz vinhos Rosés e Espumantes que também inclui várias appellations pequenas cujos vinhos raramente são vistos fora da região.
Como o Bordeaux tinto tornou-se mais rico e mais intenso em cor e sabor, alguns produtores reanimaram o Rosé e o Clarete (tipo entre o tinto e o rosé). Na verdade, existe conexão direta entre esses vinhos e os tintos mais escuros : em muitos casos, eles são simplesmente a parte do sucos- apenas parcialmente fermentados- retirada da cuba de modo a aumentar a concentração a cor e o sabor do vinho remanescente.
Criada em 1990, a appellation de Crémant de Bordeaux começa a produzir cerca de um milhão de garrafas por ano de branco espumante e rosé. A principal cepa usada é a Sémillon, em geral com adição de Muscadelle, Sauvignon, Colombard e um pouco de Cabernet Franc.
Semana que vem, espero vocês para desvendarmos juntos a região de Borgonha.

Leia também: Principais vinhos da França - Bordeaux - Parte 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário