quarta-feira, 18 de julho de 2018

Queijos e vinhos pelo mundo - Chambertin



Queijo francês  produzido na comuna de Brochon, próximo a cidade de Chambertin.
Em 1946, Raymond Gaugry, produtor talentoso de Epoisses, desenvolveu um queijo do mesmo tipo que atraiu os viticultores locais, pois valorizava muito bem o sabor de seus vinhos tintos, tanto que chamaram-o de "L'Ami du Chambertin" (amigo de Chambertin).
Maior e mais estreito que o Epoisses o L'Ami du Chambertin é elaborado com leite de vaca não pasteurizado.
É um queijo com aromas fortes, casca laranja avermelhada fina, flexível, enrugada e brilhante.
Seu sabor é poderoso nas bordas e mais sutil e cremoso no coração.
Durante quatro semanas de amadurecimento o queijo é lavado com água enriquecida com Marc de Bourgogne, essas sucessivas lavagens dão à crosta sua cor laranja avermelhada, e seu sabor único.
Quando o assunto é vinho a harmonização tradicional é com um Pinot Noir de Grevrey- Chambertin, o vinho desengordura o queijo e enfatiza seus sabores.
Gevrey-Chambertin é uma cidade na região da Côte de Nuit (Borgonha). A AOC foi criada em 1936. Além de proibir o vinho branco, os regulamentos que a acompanham definem os requisitos habituais para rendimento e níveis de álcool. O vinho pode conter 15% Chardonnay, Pinot Blanc e Pnot Gris, mas isso é muito raro. Como resultado estes são vinhos quase inteiramente varietais de Pinot Noir.
Os vinhos dessa região são considerados como sendo os que possuem maior corpo e estrutura em Borgonha, possuem uma intensidade particular de cor, aromas e sabores com grande longevidade.
São vinhos que mantém o caráter real da Pinot Noir.
Os estilos variam, alguns favorecem os frutos negros e as qualidades de caça, enquanto outros favorecem frutos mais puros e vermelhos e mais sutileza.
Em ambos os casos, Gevrey-Chambertin é sem dúvida o melhor exemplo da intensidade surpreendente que a Pinot Noir pode alcançar nos terroir mais especiais.
Grevrey-Chambertin produz alguns dos vinhos tintos mais prestigiosos e caros do mundo, é o lar de 9 vinhas Grand Cru, 26 Premier Crus e inúmeros terroir de excelente qualidade.
Os 9 Grand Crus são:
Chambertin
Chambertin - Clos de Beze
Chapelle-Chambertin
Charmes-Chambertin
Griotte-Chambertin
Latricières- Chambertin
Mazis- Chambertin
Mazoyères- Chambertin
Ruchottes- Chambertin

Leia também: Queijos e vinhos pelo mundo - Chaource








Nenhum comentário:

Postar um comentário