quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Queijos - Queijos e vinhos pelo mundo - Queijo Neufchâtel


É o queijo DOP mais antigo da Normandia, originário da Vila de Neufchâtel-en-Bray.
Elaborado com leite de vaca, apresentado pela primeira vez em formato de coração, o Neufchâtel existe hoje em  formatos e tamanhos diferentes: Bonde (cilindros), coeur (formato de coração), Carre( formato quadrado) e briquete (formato tijolo). Diz a lenda que as garotas francesas se apaixonaram por soldados ingleses durante a Guerra dos Cem Anos e começaram a fazer queijos em forma de coração para mostrar seu amor.
Com status DOP concedido em 1969, Neufchatel pode ser industrial, agrícola ou artesanal.
O Neufchâtel artesanal tem uma massa granulada texturizada e espessa, coberta por uma casca maia, felpuda e aveludada. Amadurecido por 10 dias a 10 semanas, o sabor e a textura lembram o camembert, os mais amadurecidos, cogumelos e nozes.
Quando o assunto é vinho para o Neufchàtel jovem opte por um Sancerre Branco, o Neufchâtel amadurecido vai bem com um Beaujolais ou um Pinot Noir.
Saindo do campo dos vinhos mas ficando no mesmo terroir do queijo opte por uma Sidra fresca da Alta-Normandia, a efervescência da Sidra e o sabor de maça combinam perfeitamente.


Você sabia...
Cidre de France
Pela primeira vez, não vamos falar de uvas, mas de maças.
A Sidra ocupou lugar de destaque por muito tempo na França, e cresceu ainda mais durante a crise da filoxera que afetou as vinhas do país.
Porém, depois de 1914, após duas Guerras Mundiais que afetaram a Normandia, Maine e Bretanha, a Sidra experimentou um longo declínio.
Nos últimos anos, está novamente em evidência.
É sabido que a Sidra é feita de maças.
Hoje, mais de 400 variedades de maças podem ser identificadas na França. Elas são agrupadas em diferentes categorias, de acordo com suas características.
Maças doces
Maças ácidas
Maças doces e amargas
Sendo assim, é possível ter uma assemblage de diferentes tipos ou manter uma única variedade.
As macieiras têm distinção de produzir apenas um ano em dois. A colheita, ao contrário das uvas da videira, está no chão. Você tem que esperar as maças caírem.
As categorias de Sidra dependem do teor alcoólico.
Cidre brut: menos de 3% de álcool
Cidre demi-sec: entre 3,5% e 4,5%
Cidre doux (doce): entre 4% e 5%
Cidre traditionnel (tradicional): além de 5%
Em 1996 a Sidra obteve sua AOC
AOC Pays d'Auge e AOC Cornovaille
A AOC Cotentin só foi obtida recentemente em 2016.
Elaboração da Sidra
1. A colheita é feita mecanicamente no solo após queda natural das maças maduras. Uma primeira seleção é feita para remover, folhas e detritos das plantas danificadas.
2. As maças são processadas o mais tardar em 3 dias. Uma segunda seleção é feita em prol da qualidade . Elas são lavadas em água limpa, trituradas e prensadas para extrair o suco.
Obs. São necessárias uma tonelada de maças para obter 750 litros de suco.
3. O mestre da adega começa com a delicada etapa de clarificação do mosto (suco da prensagem) A fermentação lenta começa sob ação de leveduras que ocorrem naturalmente. As bolhas que se formam empurram as impurezas para cima e clarificam o mosto.
Quando está claro, é retirado e transferido para outro tanque, a fermentação continua a uma temperatura bastante baixa. O açúcar naturalmente presente nas frutas é transformado em álcool pela ação das leveduras.
4.Durante esta fase, os aromas se desenvolvem. O mestre da adega prova regularmente para acompanhar a evolução. Interrompe a fermentação após um tempo mais longo ou mais curto, dependendo de sua escolha.
Uma fermentação longa e lenta dará Sidras de qualidade. É por isso que algumas AOcs impõem uma duração mínima.
Leia também: Queijos - Queijos e vinhos pelo mundo - Queijo Múrcia al vino

Nenhum comentário:

Postar um comentário