sexta-feira, 13 de março de 2020

Sugestões de vinhos para combinar com peixes


Quem acompanha o BCA, sabe que quando se trata de escolher um vinho para acompanhar um peixe, sempre alerto para o "problema" do tanino. 
Apesar da verdade que os taninos do vinho tinto podem criar um sabor metálico quando bebidos com peixes, também vimos aqui em inúmeras harmonizações que, os tintos leves, frutados e com pouco taninos, podem muito bem acompanhar um peixe de textura densa, "carnuda", como o bacalhau ou o atum, principalmente se o vinho for servido ligeiramente resfriado.
Se você esta na dúvida de qual vinho escolher para seu almoço da Semana Santa, o BCA sugere algumas combinações:
Sushi: Opte por Espumantes Brut, os espumantes brasileiros casam maravilhosamente com sushi, se preferir um vinho tranquilo ( sem gás) escolha um Riesling alemão ou um Sauvignon Blanc. Mas muito cuidado com o wasabi, ele aniquila o vinho.
Ceviche: O ceviche tem aquela acidez gostosa, se essa acidez provém do tempero com suco de lima, um Riesling cítrico será  uma boa opção, se ela provém do suco de limão, tente combina-lo com um Sauvignon Blanc da Nova Zelândia fica perfeito.
Linguado: Seu sabor é delicado e convém não oprimi-lo. Escolha um Chardonnay leve se for preparado com alcaparras ou azeitonas um Jerez Fino será perfeito.
Truta:  Um vigoroso Sauvignon Blanc do Loire (como um Sancerre ou Pouilly-fumé).
Tamboril: A primeira escolha é um aveludado e sutil Chardonnay da Borgonha, especialmente se cozido com molho beurre blanc, mas  o Tamboril tem consistência para admitir um tinto, principalmente se for preparado enrolado em bacon.
Salmão: Caso seja um selvagem (de rio), merece um  Chablis.
Salmão de criadouro: Um Chardonnay mais modesto.
Salmão Curado: Com o toque adocicado, não há nada melhor que o branco de Chenin Blanc ou Riesling alemão.
Moqueca de peixe: Vinhos brancos secos e pouco alcoólicos da Nova Zelândia ou Sauvignon Blanc do Chile.
Peixe defumado: é um terreno delicado, o peixe defumado nem sempre aceita um vinho, mas um Jerez Fino sempre vai bem.
Filés de peixe á milanesa: Qualquer vinho branco fresco será perfeito um Chardonnay não envelhecido, ou qualquer Sauvignon Blanc leve.

A foto acima é de um ceviche de robalo com carambola de comer de joelhos, confira a receita e a harmonização aqui: Ceviche e Sauvignon Blanc neozelandês 

Nenhum comentário:

Postar um comentário