quinta-feira, 12 de março de 2020
Sidra Asturiana
No post anterior falamos do queijo asturiano Peñamellera.
Localmente todos os queijos asturianos são harmonizados com Sidra, que é uma verdadeira cultura e um estilo de vida por lá.
A Sidra asturiana constituí um símbolo de identidade enraizado, que diferencia a região de outras terras e culturas.
A maça é a fruta mais característica das Astúrias, onde são encontradas mais de 500 variedades diferentes.
Mais de 40 milhões de garrafas de Sidra são produzidas nas Astúrias, divididas entre os 80 produtores da região, localizados principalmente em Gijón, Villavíciosa, Nava e Siero.
90% dessa produção é consumida nas Astúrias, que por sua vez é a Comunidade Autônoma que produz 80% da Sidra elaborada na Espanha.
Três tipos diferentes de Sidra podem ser encontradas na categoria DOP:
Cidra Natural Tradicional
Não filtrada (precisa ser servida derramada de uma altura como na foto acima)
Esta bebida fermentada de maça é feita a partir de 22 variedades DOP reconhecidas. Tem uma cor amarelo palha intensa, que é relativamente transparente.
Cidra Natural de Nova Expressão
Ela não precisa ser servida derramada de uma altura pois é estabilizada.
É feita principalmente a partir de 12 variedades DOP e é filtrada antes do engarrafamento. De cor amarelo limão com tons de verde e dourado, contém microbolhas.
Cidra Espumante
Sua principal característica é que seu conteúdo de dióxido de carbono provém da própria fermentação, possui um sabor seco e semelhante a um Brut. A fermentação pode ocorrer na garrafa ou no tanque e é de cor amarela pálida com brilhos dourados e bolhas finas.
"Duernu" ou Sidra doce
Obtida da prensagem de maças. Essa Sidra é feita imediatamente após a colheita da maças em outubro e é consumida nessa época do ano, geralmente combinada com castanha assada em um banquete gastronômico conhecido como "amagüestu".
Sidra orgânica
É feita a partir de maças orgânicas, das quais existem 22 variedades.
Sidra do gelo
Inspiradas nas exclusivas Sidras do gelo canadenses, é feita de maças que foram colhidas quando congeladas. essa essência da Sidra exige sistemas complexos de controle de temperatura no moinho para reproduzir os efeitos que a geada teria no pomar
Sidra Brut
É produzida seguindo técnicas tradicionais de fabricação de Champagne e Cava. nesse caso, a matéria-prima empregada compreende as maças asturianas, produzindo um "champagne" de maça, com bolhas que fazem cócegas na boca e um sabor intenso e fresco.
Você sabia...
A Sidra asturiana é a única no mundo que é servida derramada de uma altura?
A Sidra derramada de uma altura é servida com o braço do vazador erguido no ar, enquanto segura o frasco na mão direita e o copo na mão esquerda, com o polegar e o indicador ao redor do copo e o dedo médio apoiando o fundo.
Após adotar essa posição, a Sidra cai abruptamente de uma altura considerável e bate contra a borda do vidro (espalmar), formando espuma. o grau correto de oxigenação é assegurado e a Sidra está pronta para beber em um generoso gole, conhecido como "culin" na gíria da Sidra. uma verdadeira mostra de arte e tradição.
Leia também: Queijos - Queijos e vinhos pelo mundo - Quiejo Peñamellera
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário