segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Espumantes e principais regiões produtoras - Brasil



O espumante começou a ser produzido no Brasil por volta de 1912, na cidade de Garibaldi, no estado do Rio Grande do Sul, de forma bem artesanal, na base do pioneirismo e utilizando variedades como Trebbiano, Peverella e as Moscatos e, com poucos recursos tecnológicos que pudessem levar a obtenção de produtos uniformes e límpidos como desejado.
Hoje, o desenvolvimento de novas tecnologias, a matéria-prima e todo o processo de produção do espumante tem muito mais qualidade, com variedades emblemáticas na elaboração da bebida (Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico), variedades estas que se adaptaram muito bem nas regiões produtoras.
Hoje a produção brasileira de espumantes já possui um conceito internacional, com uma qualidade que impressiona pela cor, aroma e paladar. Esta qualidade vem de fatores naturais, humanos e de todo o aporte tecnológico realizado.
A principal região produtora é a Serra Gaúcha , detêm mais de 90% da produção, com excelente condições de terroir, onde as condições climáticas (micro-clima local temperado e de noites frescas) costumam comprometer a maturação ideal das uvas e acabam se tornando muito adequadas quando o destino das uvas é o espumante, pois eles necessitam de maior acidez nas uvas, esta lenta maturação também resulta em bons níveis de açúcar, estas são características que, mais tarde darão origem à fineza aromática e ao frescor do produto.
Dentro da Serra Gaúcha foi regulamentada a Denominação de Origem (DO) Vale dos Vinhedos, que determina o uso das variedades Pinot Noir, Chardonnay e Riesling Itálico.
O vale de São Francisco no nordeste brasileiro é focado mais no Moscatel espumante que é mais aromático e com maior doçura.
Santa Catarina, com uma colheita de até 4 meses mais tarde que a do Rio Grande do Sul, utiliza as variedades Pinot Noir, Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Merlot, originando espumantes frescos, acidez crocante e ótima estrutura.
O vinho espumante brasileiro vem se destacando em concursos no exterior. Já conquistou centenas de medalhas e distinções em concursos internacionais, alguns realizados inclusive na França; premiações importantes como as recebidas nos concursos: Effervecents du Monde, na França, e o International Wine Challernger (IWC), em Londres.
O Brasil produz anualmente 10 milhões de litros de espumantes sendo 95% da produção consumida no mercado interno.

Leia também:

Espumantes e principais regiões produtoras - Argentina e Chile

Nenhum comentário:

Postar um comentário