quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Queijos e vinhos pelo mundo - Banon



Banon é um queijo francês originário da comuna de Banon - Alpes-de-Haute-Provence.
É um queijo muito antigo, textos autenticam a presença do queijo de cabra nessa região desde a idade média, com o nome de Tome (Toumo in Provençal), que é a forma do Banon antes de ser inserido em folhas.
Banon é produzido apenas com leite de cabra não pasteurizado e integral, tem AOC desde 2003.
De massa mole, tem cor amarelo palha, forma redonda, seu peso médio é mais ou menos 100 gramas, é envolto em folhas de castanheiras e amarrado com fios de ráfia natural.
As folhas de castanheiras são mergulhadas em aguardente para conferir um sabor único ao queijo. Essas folhas impedem que a casca se forme, e que o queijo resseque, contribuindo assim para a untuosidade da sua massa, o tanino das folhas muitas vezes cora o exterior do queijo de marrom e adiciona ao queijo um sabor especial. Se algum mofo azul ou cinza se formar sob as folhas, esse mofo é comestível.
O queijo é amadurecido entre 5 a 10 dias antes de ser envolto em folhas e, depois maturado em folhas de castanheira por pelo menos 10 dias, desenvolvendo assim seus sabores específicos.
A medida que amadurece, o queijo macio e pegajoso vai ficando com sabores fortes e intensos.
Banon tem um sabor frutado ,"arborizado" e aromas fortes.
Quando o assunto é harmonização por ser um queijo aromático e salgado opte por um Chenin Blanc, que tem alta acidez e tons doces, ou por um Rosé de Provence.


Leia também: Queijos e vinhos pelo mundo - Babybel

Nenhum comentário:

Postar um comentário