quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Vinho MT, Marqués de Tomares harmonizado com Prime Rib acompanhado de legumes confit - Especial Férias!



Beber, Comer e Amar... Especial de Férias!
Má na cozinha preparando Prime Rib grelhado acompanhado de legumes confitados.
O Prime Rib é um corte de carne muito apreciado pelos americanos, a proximidade da carne  com o osso da costela agrega um sabor inigualável.
O confit é uma forma de cocção lenta, em que o alimento é cozido em baixa temperatura (menos 100 graus) usando qualquer tipo de gordura (banha, azeite, manteiga) a técnica confere maciez e textura.
Com esse corte de carne que tem bastante presença de gordura interna escolhi para harmonizar um tinto espanhol de Ribeira Del Duero 100% Tempranillo com aromas de frutas negras, taninos firmes e adocicados, a boa acidez equilibrou bem a suculência e a gordura da carne.
MT Marqués de Tomares

Que tal preparar o Prime Rib no churrasco do fim de semana?
Eu como sempre, contribuo com a receita:
Prime Rib
Sal
Mini legumes variados
Azeite extra virgem q.b
1 ramo de tomilho fresco
1 ramo de alecrim fresco
1 ramo de manjericão fresco
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Distribua os legumes em assadeira, tempere com sal, pimenta e ervas, cubra-os com azeite e leve ao forno por cerca de 40 minutos em temperatura baixa (não ultrapassar os 100 graus).
O tipo de legume e o tamanho afetam o tempo de preparo, portanto acompanhe o processo e vá experimentando até que os mesmos fiquem al dente.
Grelhe o Prime Rib evitando colocar muito sal para não tirar o sabor da carne.
Deixe a carne descansar por alguns minutos e sirva acompanhada dos legumes confit.

Você sabia...
Os cortes abaixo são retirados da lombar do boi entre a segunda e décima segunda costela.
Entrecôte: parte dianteira do lombo, entre a segunda e a sexta costela.
Contrafilé: parte traseira do lombo que vai até a décima costela, o corte mais longo do boi.

Bife Ancho: corte tipicamente argentino do entrecôte, retirado das cinco primeiras vértebras do boi, uma região irrigada, com alto marmoreio o que garante uma carne macia e suculenta.




Prime Rib: é o Bife Ancho com osso (ou filé de costela) é um corte feito na transversal, retirado da sexta a décima costela, que abrange o Entrecôte, o osso e a capa da costela. Uma carne de alta qualidade e com bastante marmoreio.




Ojo de bife: corte tipicamente argentino também retirado do Entrecôte, é o miolo do Bife Ancho.

Bife de Chorizo: também um corte tipicamente argentino retirado do miolo da cabeça do Contrafilé, perto das costelas, do lado oposto ao Bife Ancho, porém tem sabor e textura diferentes, sua carne é muito macia e com um pouco menos de marmoreio, a gordura é concentrada na generosa camada que cerca a lateral da carne.



T-Bone: é o Chorizo retirado junto com o Miolo do Filé Mignon, para obtê-lo é preciso manter o Contrafilé aderido às vértebras desde o abate. Depois de resfriada, a peça é fatiada, separando cada vértebra em bifes altos (no sentido transversal).


Bisteca Fiorentina: consagrada na Itália é semelhante ao T-Bone, só que é um corte retirado mais na extremidade da peça, além do Chorizo, do Miolo de Filé Mignon, entra também uma parte da Alcatra.



2 comentários: