quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018
Principais produtores da Argentina - Altos Las Hormigas
Segundo site da vinícola, em 1995, Alberto Antonii, conhecido adepto da Toscana e Antonio Morescalchi, fizeram uma viagem para visitar as áreas vitícolas em expansão da América do Sul, e ficaram impressionados com os vinhedos prosperando em Mendoza. Enquanto o resto do mundo do vinho viu Mendoza lutando para lançar sua imagem de vinho em massa, os dois jovens italianos viram Mendoza como um lugar onde os valores vitivinícolas tradicionais e as terras imbatíveis poderiam ser revigorados com uma moderna abordagem vinícola e experiência internacional. Em vez de plantar Cabernet Sauvignon e Merlot, como muitos outros faziam durante a década de 1990, a equipe investiu no Malbec.
Hoje, o Malbec é o varietal para o qual a Argentina é mais conhecida.
Pouco depois dois amigos, juntaram-se ao empreendimento: Attilio Pagli, um renomado enólogo da Toscana com dois vinhos de 100 pontos em seu histórico pessoal e Carlos Vazquez, um agrônomo argentino, que trabalha há 20 anos com o grupo Catena inicial, plantando novas variedades, desenvolvendo locais de vinhas previamente desconhecidos e contribuindo gradativamente para a mudança qualitativa da viticultura argentina no início.
Altos Las Hormigas é, desde então, o verdadeiro especialista em Malbec, empenhados em encontrar os solos mais interessantes para a casta em Mendoza, através do Projeto Terroir, que requer três etapas:
Definir unidades de Terroir: uma compreensão clara de como Terroir funciona nos diferentes climas de Mendoza é crucial para uvas naturalmente equilibradas (amadurecimento e acidez natural).
Mapear-lhes: um bom mapa é uma ferramenta básica. Os vinhos são feitos na vinha e confirmados no vale.
Fazenda pela unidade de Terroir: manter as diferentes unidades separadas é crucial para entender seu caráter e como os vinhos de um certo tipo de terroir evoluem
"Nossa longa jornada no mundo do vinho nos levou a acreditar que a força criativa suprema do vinho se encontra no local de origem. A natureza é muito mais criativa e diversificada do que o homem, e o saco de truques de um enólogo não pode competir com bilhões de anos de geologia e clima e milhares de anos de viticultura. Terroir é realmente uma maneira de ver o vinho e a vinificação, e, por tanto, perseguir Terroir se traduz em um empreendimento que nunca acaba.
Toda vindima, entimos que estamos avançando um passo em frente, e nos aproximamos de uma expressão de alma de Mendoza e de uma completa conquista de sua unicidade."
Finca Altos Las Hormigas está situada em Luján de Cuyo, a cerca de 800 metros acima do nível do mar, de frente para os Andes a leste, protegido para o oeste por uma pequena dobra geológica. A fazenda é de 206 hectares, dos quais 40 hectares são plantados com Malbec e 5,6 hectares com Bonarda. No coração da propriedade encontra-se a adega de 2.000 metros quadrados.
Acreditam que cada intervençaõ no vinho significa um passo longe de sua origem. tentam fazer o mínimo de intervenção possível na vinificação.
Extração mínima, carvalho neutro, fermento natural, muito pouco sulfitos. Buscam, naturalmente, baixo teor de álcool da colheita o mais cedo possível em cada tipo de solo.
Portfolio;
Malbec Clássico 2017
Malbec Clássico 2016
Malbec Terroir Uco Valley 2016
Malbec Clássico 2015
Malbec Clássico 2014
Denominação Malbec paraje Altamira 2015
Malbec Designação Gualtallary 2014
Malbec Terroir 2014
Malbec Reserva 2014
Malbec Terroir 2015
Malbec Clássico 2013
Malbec Terroir 2013
Malbec Reserve 2013
Denominação de destinação
Appellation Gualtallary 2013 Altamira 20113
Appellation Vista Flores 2013
Malbec Reserve 2102
Appellation Altamira 2012
Apellation Vista Flores 2012
Single Vineyard Vista Flores 2007
Leia também: Principais produtores da Argentina - Masi Tupungato
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário