terça-feira, 20 de novembro de 2018

Queijos - Queijos e vinhos pelo mundo - Queijo Feta


O queijo Feta é sem dúvida, um dos queijos gregos mais famosos, está na categoria dos queijos de salmoura branca.
Possui o rótulo DOP, de acordo com o regulamento da União Européia apenas a Grécia pode fazer uso do nome Feta. No interior da Grécia, o Feta é produzido nas regiões da Trácia, Macedônia, Tessália, Grécia Central, Peloponeso e na Ilha de Lesvos.
É produzido com leite de ovelha não pasteurizado, possivelmente adicionando leite de cabra (máximo 30%), cuja dieta deve basear-se na flora presentes nas áreas de pastagens das regiões de denominação de origem específica.
A firmeza, textura e o sabor diferem de região pra região, mas, em geral, os queijos da Macedônia e da Trácia são suaves, mais macios e cremosos, menos salgados e com menos buracos. Feta feito na Tessália e na Grécia Central tem um sabor mais intenso e robusto. O Feta de Peloponeso é mais seco na textura, cheio de sabor e mais aberto. Ambiente, raças de animais, culturas, todos têm um impacto sobre à textura, sabor e aroma do queijo Feta.
No geral, Feta é um queijo que tem um sabor salgado e picante, reforçado pela adição de salmoura. A textura depende da idade que pode ser extremamente cremosa ou friável.
Após a maturação de 2 meses, o Feta é vendido em blocos submersos em salmoura.
Infelizmente, devido à grande demanda por queijo Feta na Grécia e restrições ao leite não pasteurizado, você provavelmente terá dificuldade em encontrar Feta fora da Grécia, se encontrar terá um custo alto.
Quando o assunto é vinho, o salgado proeminente do Feta pede vinhos brancos encorpados e secos com caráter mineral como os gregos brancos da uva Assyrtikos.

Você sabia...
Assyrtiko é uma dessas raras variedades de uvas brancas que podem crescer em condições climáticas quentes e secas, mantendo ao mesmo tempo o alto teor de álcool em perfeito equilíbrio por sua acidez nítida. É mais uma variedade textural, enfatizando extrato, corpo e textura, ao invés de uma uva aromática.
Assyrtiko é originária da ilha vulcânica de Santorini (DOP Santorini), onde produz brancos magros, minerais e muito concentrados. No entanto, foi plantada na maioria das regiões vinícolas gregas, de outras ilhas do mar Egeu à Macedônia, na Grécia Central e até o Peloponeso. Nessas áreas, Assyrtiko mantém a nitidez e a mineralidade, mas também apresenta um maior nível de aromas de frutas primarias e uma estrutura menos densa.
Todos os vinhos Assyrtiko, envelhecidos em barril e aço inoxidável, podem envelhecer com confiança por cinco ou até dez anos, os vinhos doces de Assyrtiko são eternos.
Fonte: New Wines of Grece

Leia também: Queijos- Queijos e vinhos pelo mundo - Queijo Évora








Nenhum comentário:

Postar um comentário