quinta-feira, 14 de março de 2019

Alimentos difíceis de harmonizar



Ovos: Os ovos não são incompatíveis com o vinho, mas os dois não se dão muito bem, especialmente quando as gemas são cruas pois elas têm a particularidade de recobrir a língua e sufocar as papilas gustativas. Assim o melhor modo de desobstruí-las é beber um vinho de agulha ou um espumante.
Sorvetes: Os sorvetes apresentam alguns problemas: sua textura cremosa tem o mesmo efeito limitador sobre o paladar que as gemas de ovo. Além disso, o frio anestesia as papilas gustativas.
Pratos condimentados: Costuma-se dizer frequentemente que a cerveja é melhor que o vinho como acompanhamento de pratos condimentados, sobretudo pratos picantes carregados de pimenta-malagueta. Alguns vinhos toleram muito bem os sabores picantes, embora seja preciso escolhe-los com cuidado.
Vinagre: O vinagre torna o vinho azedo, seja comedido com o picles, as conservas, o ketchup, os molhos de hortelã e os temperos com molho vinagrete.
O vinagre balsâmico é melhor e o vinagre de Jerez o mais suave para temperar vinagrete.
Wasabi: Prejudiciais para o vinho, a não ser quando usado com extremo comedimento.
Amendoim: Causa estragos no sabor do vinho, sirva outros frutos secos para beliscar.
Alcachofras: A alcachofra torna o gosto do vinho metálico.
Aspargos: Quase a mesma alegação que a dita contra a alcachofra, embora o Sauvignon Blanc harmonize bem.
Bom, mas se for inevitável combinar esses elementos acima com vinho, uma solução simples para o problema é "neutralizar" a boca mastigando algo absorvente como o pão, ou bochechando com um pouco de água, assim você limpa a boca, deixando-a pronta para degustar o vinho em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário