quarta-feira, 27 de março de 2019
Queijos - Queijos e vinhos pelo mundo - Queijo Grana Padano
O Grana Padano é um dos queijos mais antigos da Europa. Por volta do ano 1000, os monges cistercienses de Chiaravalle, recuperaram algumas áreas do Vale do Pó, criando terras para a criação de gado. Em pouco tempo, havia uma grande disponibilidade de leite, para preservar o excesso foi criada a receita do queijo Grana Padano.
O Grana Padano DOP é produzido no norte da Itália e inclui 32 províncias em 5 regiões: Piemonte, Lombardia, Veneto, Emília Romagna, Trentino Alto Adige.
É submetido a experimentação para depois ser marcado com a marca DOP, , no final do nono mês de maturação, sendo mínima de 9 meses (queijo de mesa) até 20 meses ou mais (Riserva Stravecchio).
O Grana Padano é obtido a partir do leite de vaca parcialmente desnatado, possui massa dura, finamente granulada com fraturas em flocos, envolvida por uma casca amarela dura, lisa e grossa.
Quando o assunto é vinho, a escolha vai depender do grau de maturação:
Grana Padano de 9 a 16 meses ainda não possui aromas complexos, seus aromas lembram leite e creme, em boca apresenta caráter doce, sua massa tem textura macia de cor palha clara, a típica estrutura granulada ainda é discreta. Opte por vinhos brancos jovens frescos e frutados ou vinhos espumantes como um Franciacorta Brut (Lombardia).
Grana Padano 16 meses, já possui um sabor mais pronunciado, sua pasta é amarela, mais granulada, seus aromas ainda são lácteos mas já apresentam também notas de manteiga e feno, o paladar repeti o olfato, a salinidade do queijo também aumenta. Opte por vinhos tintos levemente tânicos, jovens e frescos.
Grana Padano Riserva (20 meses ou mais) pasta granulada, seu sabor é rico e complexo, lembra manteiga e feno mas também frutas secas. Opte por vinhos de sobremesa , como por exemplo, Passito.
Leia também: Queijos - Queijos e vinhos pelo mundo - Queijo Gouda
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário