segunda-feira, 4 de março de 2019
Vinhos para beber jovens
Alguns vinhos estão prontos para beber logo que chegam ao mercado ou dentro de 12 a 18 meses depois de lançados, após isso podem começar a perder o frescor e o atrativo de suas frutas.
São eles:
Brancos leves e refrescantes como o Chenin Blanc, Muscadet,, Orvieto, Gewurztraminer, Verdejo, Sauvignon Blanc, Semillon; nunca ficam melhores do que quando chegam às prateleiras, pelo contrário cerca de um ano após o engarrafamento vão perdendo aos poucos aromas e sabores.
Rosés em geral, quanto mais jovens melhor.
Prosecco, Cava e Espumantes simples, são melhores quando bebidos nos primeiros 12 meses de lançamento.
Fortificados como Porto LBV e o Porto Tawny não são elaborados para envelhecer, não guarde, beba.
Jerez principalmente os secos e frescos como o Manzanilla e Fino, tem que ser bebidos de imediato.
Tintos frutados, vibrantes e com pouco tanino como o Beaujolais (exceto o Beaujolais Nouveau que deve ser bebido até o mês de maio do ano que segue a sua data de colheita), Dolcetto, Barbera, Valpolicella, Cabernet Franc, devem ser tomados em dois anos, enquanto estão frescos.
Portanto quase todos os vinhos simples, brancos, rosés e tintos leves com baixo tanino, tem uma vida mais curta, então compre a safra mais nova que puder e beba-os.
Às vezes ou por distração ou no impulso de uma promoção, nos esquecemos de verificar a safra, isso não quer dizer que após esses períodos que citei acima o vinho esteja passado ou ruim para o consumo, só não estará no seu auge.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário