segunda-feira, 29 de junho de 2020
Galeto recheado que vinho escolher?
A dica rápida da semana é Frango!
O que você harmonizaria com esse galeto assado?
Mais do que qualquer outra carne, o frango é um camaleão do vinho, já que se adapta a um enorme leque de possibilidades.
Aqui no BCA sempre falamos: "Leve em conta os sabores dominantes do prato e escolha um vinho que combine com eles, mas acima de tudo, aventure-se na escolha do rótulo".
O galeto assado combina com qualquer vinho que não tenha excessiva madeira, nem taninos. Entre os tintos você pode optar por um Pinot Noir, entre os brancos um Chardonnay aveludado e suave.
Mas se o seu galeto for recheado com uma suculenta farofa de bacon defumado como o nosso, você pode abrir seu leque e desfrutar de um Sémillon de Hunter Valley e do defumado sem necessidade de envelhecimento em barril; um dos tesouros vinícolas da Austrália.
Galeto recheado com farofa de bacon
Ingredientes:
1 galeto
100 gramas de bacon
1/2 cebola picada
1 1/2 xícara de farinha de mandioca crua
Sal, pimenta-do-reino, molho inglês e azeite q.b
Pedaços de manteiga sem sal
Preparo:
1. Desosse o galeto e tempere com sal, pimenta-do-reino, molho inglês e azeite a gosto.
2. Enquanto marina na geladeira, faça a farofa.
3. Em uma frigideira frite o bacon picado com um fio de azeite, acrescente a cebola picada e deixe murchar até que fique transparente, acrescente a farinha de mandioca aos poucos, corrija o sal.
4. Recheie o galeto com a farofa, e costure as aberturas, amarrando também as coxas e asas.
5. Disponha em uma assadeira, coloque pedaços de manteiga sobre o galeto e leve para assar em forno médio por 1 hora ou até dourar (não precisa cobrir).
Você sabia...
O Semillon de Hunter Valley é uma das grandes maravilhas do mundo do vinho, capaz de se transformar com o passar do tempo de um jovem entusiasmado e crocante em um velho dourado, com nozes e mel.
Dizem ser a vinificação a chave para esses vinhos. As uvas são colhidas com baixo teor de baune (geralmente em torno de 10 a 11% álcool), manuseadas com cuidado na vinícola, esmagadas com o mínimo de extrato de pele e sementes; o suco é fermentado a baixas temperaturas em aço inoxidável e transferido para a garrafa assim que a fermentação para.
Quando engarrafado pela primeira vez, o Hunter Valley Sémillon tem uma aparência quase branca como água, com aromas de frutas cítricas, grama, palha, lanolina e sutis ervas verdes. É fresco e delicado, com uma mineralidade calcária. A paciência paga grandes dividendos, no entanto, e os melhores exemplares com alta acidez e baixo teor de álcool se transformam após apenas cinco anos em garrafa, revelando caraterísticas de nozes com mel, tostados e grelhados- quase como se o vinho tivesse passado algum tempo no carvalho, só que não passou!
São esses vinhos que fazem de Hunter Valley Sémillon uma das grandes maravilhas colecionáveis do mundo do vinho.
Leia também: Dica da semana - Confort Food
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário