terça-feira, 8 de setembro de 2020

Moscatel Espumante - Pavlova



 

Quer surpeender no Dia dos Namorados?
Prepare Pavlova! Uma sobremesa que é composta de uma base de merengue, chantilly e cobertura de frutas, o Marcelo ainda coloca uma calda caseira de maracujá e de morango.
Foi criada em homenagem à bailarina russa Anna Pavlova, segundo Keith Money, biografo de Anna Pavlova, um Chef de Hotel de Wellington criou o prato quando a bailarina ali se hospedou durante sua turnê mundial em 1926.
É tão bonita de se ver quanto gostosa de degustar!!!!
Quando o assunto é vinho, a pavlova apesar do merengue, não é uma sobremesa de sabor muito doce, então, não é preciso escolher um vinho muito doce para acompanhá-la.
O importante aqui é destacar seus aromas frutados, respeitando sua textura fina e delicada.



Com baixo teor alcoólico , uma coloração clara e elegante, excelente perlage, nariz floral e frutado, boca com doçura na medida certa, ótima acidez, equilibrado e elegante. O Moscatel Espumante da Vinícola Fin acompanhou maravilhosamente nossa pavlova.
Seu sabor levemente adocicado equilibrou o lado ácido das frutas enquanto enfatizou seus aromas.
Vinho do terroir Missioneiro, um terroir onde as quatro estações são bem definidas, uma propriedade pequena de alta sustentabilidade e pequena produção - qualidade na uva e no vinho.
Espumante Moscatel Prata 2018 Concurso Mundial de Bruxellas
Que tal preparar essa pavlova?
Pavlova (versão adaptada)
Merengue
Ingredientes
4 colheres de chá de amido de milho
6 claras de ovos
1 /2 colher de chá de sal
1 e 1/3 de xícara de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de chá de vinagre branco.

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 200 graus. Forre um tabuleiro com papel manteiga e espalhe uma das colheres de chá de amido de milho da receita. Reserve.
Bata as claras em neve e o sal e quando começarem a incorpar e formarem picos moles, comece a acrescentar o açúcar, uma colher de cada vez, batendo sempre. Acrescente o amido restante junto com a última colherada de açúcar. Continue batendo até que fiquem bem firme e o açúcar tenha-se dissolvido completamente. Para verificar este ponto, esfregue um pouquinho de merengue entre os dedos, se não sentir nenhuma granulação, estará no ponto. Junte, então, a baunilha e o vinagre, mexendo, sem bater, até que fique tudo bem incorporado.
Despeje todo o merengue no centro do Tabuleiro forrado e modele com as costas de uma colher. Se desejar, poderá fazer uma cavidade mais profunda no centro para acomodar uma quantidade maior de creme chantilly no final.
Reduza a temperara do forno para 100 graus. Se seu forno não tiver esta graduação, regule a chama para o mínimo que conseguir e deixe a porta do forno entreaberta, usando uma colher de pau para segurar a porta.
Asse por aproximadamente uma hora e meia a duas horas verificando de vez em quando. Estará pronta quando estiver ligeiramente corada por fora e o interior estiver ainda macio. Apague o forno e deixe que o merengue esfrie completamente dentro do forno.



Chantilly
Ingredientes
200 ml de creme de leite fresco
1 ou 2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de baunilha

Modo de fazer
Bata o creme de leite com o açúcar até ponto de chantilly.
Junte a baunilha e misture bem.



Calda de Maracujá
Ingredientes
1 maracujá
1 xícara de água
2 colheres de sopa de açúcar

Modo de fazer
Ponha todos os ingredientes numa panela, misture bem, deixe reduzir até ponto de calda.
Reserve

Calda de morango
Ingredientes
2 xícaras de morangos cortados ao meio
1 xícara de água
2 colheres e sopa de açúcar

Modo de preparo
Siga o mesmo princípio da calda de maracujá

Frutas Frescas a gosto

Montagem da pavlova
Cubra o merengue com o chantilly reservado, regue com as caldas frias e distribua as frutas frescas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário