terça-feira, 28 de fevereiro de 2017
Alicante
Variedade originária da Catalunha, onde é chamada de Monastrell, é conhecida internacionalmente com o nome de Mourvèdre.
É uma cepa ainda muito cultivada na Espanha, em menor extensão que a Grenache, porque se adapta bem ao clima quente. Com ela são produzidos os robustos vinhos tintos nas regiões de Alicante, Almansa, Valência, Juila e Yecia ( etas duas últimas são onde se adapta melhor). Com essa variedade se elabora em Alicante, um dos vinhos generosos mais curiosos, o Fondillón. Est vinho de cor dourada é, no início, um vinho tinto que evoluiu em consequência do envelhecimento em cubas de madeira.
Os vinhos alicante têm um aroma de amoras e violetas. paladar picante, mas sua textura e alto teor de taninos fazem que estejam no melhor ponto quando misturados co vinhos de outras variedades.
A Alicante ou Monastrell aparece agora mais associada com o Sul da França, lugar onde desempenha um papel na elaboração de vinhos robustos e frutados, apropriados para consumo cotidiano na região, da qual raramente são exportados.
Na parte baixa do vale do Rhône, é uma das 13 variedades autorizadas para o corte do Châteaunuf-du-Pape, proporcionando-lhe cor, sabor e estrutura.
Entre os muitos vinhos meridionais da França aos quais a Alicante fornece seu sabor de fruta fresca, os mais conhecidos são os de Bandol (que deve conter pelo menos 50%), Cassis, Corbières, Côtes du Roussillon, Côte du Rhône Village e Palette. Na maioria desses vinhos, a Alicante é combinada com a Cinsault, a Shiraz, a Carignan ou a Grenache.
Também conhecida como "Mataró", a Alicante ou Monastrell é encontrada tanto na Califórnia, onde produzem com ela interessantes vinhos varietais, quanto na Austrália.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário