terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Viogner

O Viognier está na moda tanto entre os cultivadores de uvas quanto entre os consumidores de vinho. Conquistou seu prestígio quando foram obtidos alguns vinhos brancos secos e intensos nos minúsculos vinhedos de Château Grillet e Condieu, perto de Côte Rôtie, na região norte do Rhône.
Aromas principais: Pêssego, damasco, noz moscada.
Caráter: Alta graduação alcoólica , baixa acidez, textura excepcional, seu vinho está em seu maior momento quando é jovem ou com certa maturação, qualidades aromáticas peculiares.
Os bons Viognier têm muito corpo, um grande, mas fugaz, aroma de pêssego e damasco que os faz comparáveis ao Gewurztraminer pela força do aroma e do paladar. No entanto, os não tão bons são opressivos e sem elegância.
Regiões chave: Na Itália, na Austrália  e em algumas partes da França, como no Languedoc-Roussillon, seu cultivo é cada vez mais frequente . Nesta última região é produzida e comercializada como varietal única e com seu próprio nome e não com o da região de onde provém. Na Califórnia é atualmente muito popular, apesar de ser pouco cultivada.
Na Espanha, é cultivada em Penedès, no Baixo Aragão e em algumas regiões de Castela-La Mancha.
Harmonização: Um bom Viognier é perfeito acompanhante para um foie gras grelhado , um pâte de foie gras, uma terrine de fígado, e por seu aroma frutado e bom grau de acidez é um magnífico vinho para tomar só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário