sábado, 7 de dezembro de 2019
Champagne Pol Roger e Sushi
Beber, Comer e Amar...
Má na cozinha preparando Sushi.
Sushi é o prato japonês mais famoso fora do Japão e um dos pratos mais populares entre os japoneses, lá é geralmente apreciado como uma celebração.
O conceito de Sushi foi introduzido no Japão no século IX e se tornou popular com a expansão do Budismo ( que restringia o consumo de carne). Foram os japonese os primeiros a preparar o sushi como prato completo, comendo o arroz fermentado junto com o peixe em conserva. Essa combinação de arroz e peixe é conhecida como nare-zushi.
Funa-zushi, a forma mais antiga conhecida de nare-zushi, originou-se há mais de 1000 anos.
A carpa dourada conhecida como funa, foi embalada em arroz salgado e compactada sob pesos para acelerar a fermentação. Processo esse que levava pelo menos meio ano, o produto final só estava disponível para a alta classe japonesa do século IX a XIV.
No século XV, durante a guerra civil, os cozinheiros japoneses descobriram que adicionar mais peso ao arroz e ao peixe, reduzia para cerca de um mês a fermentação. Essa nova preparação de sushi foi chamada mama-narezushi, ou nare-zushi cru.
Em 1606, Tokugawa Ieyasu (ditador militar japonês) mudou a capital do Japão de Kyoto para Edo (atual Tóquio).
Em Edo, os fabricantes de sushi usaram um processo de fermentação desenvolvido na década de 1700, colocando uma camada de arroz cozido temperado com vinagre de arroz ao lado de uma camada de peixe. As camadas foram comprimidas em uma pequena caixa de madeira por 2 horas e depois cortadas em pedaços para servir. Esse método reduziu bastante o tempo de preparação do sushi.
Em 1824, Hanaya Yohei, abriu a primeira banca de sushi no distrito de Ryogohu, em Edo. Ele inventou uma fermentação mais moderna e rápida, adicionando vinagre de arroz e sal ao arroz recém cozido e deixando descansar por alguns minutos. Ele então, serviu o sushi pressionado à mão, cobrindo uma pequena 'bola" de arroz com uma fatia fina de peixe cru, como a localização de sua banca era nas margens do rio Sumida, o peixe era tão fresco, que não havia necessidade de fermentá-lo ou preservá-lo.
Era criado o sushi nigiri, que mais tarde se tornou o novo padrão na preparação de sushi.
Atualmente, o sushi pode ser definido como um prato que contém arroz preparado com vinagre de sushi. Existem muitos tipos diferentes de sushi. Os mais populares são:
Nigiri
Nigiri-zushi "bolinhas de arroz alongadas com peixe por cima, alguns dos mais comuns são: atum, salmão, camarão, lula e polvo.
Norimaki
Cilindros de arroz de sushi e frutos do mar, etc, enrolados em folhas de algas secas . Existem inúmeras variedades de rolos de sushi que diferem em ingredientes e espessuras.
Temaki
temakizushi (literalmente rolos de mão) são cones feitos de alga nori e recheados com arroz de sushi, frutos do mar, peixes e legumes.
Inari
Inarezushi é um tipo simples e barato de sushi, no qual o arroz é colocado em pequenos sacos de tofu frito.
Como comer o sushi
Despeje um pouco de shoyu no pequeno prato fornecido. No Japão é considerado falta de educação desperdiçar shoyu, portanto, tente não derramar mais do que o necessário.
Você não precisa adicionar wasabi ao molho de soja, pois os pedaços de sushi que combinam com wasabi já o conterão. No entanto, se optar por adicionar wasabi, use apenas uma pequena quantidade para não ofender o chefe de sushi.
Em geral, você deve comer o sushi em uma mordida.
Mãos e hashi podem ser usados para comer sushi.
No caso do nigiri-zushi, mergulhe o pedaço no shoyu de cabeça pra baixo para que o peixe entre no molho (nunca o arroz). Alguns tipos de nigiri-zushi, por exemplos, pedaços marinados, não devem ser mergulhados no shoyu.
Chegou a hora de harmonizar, com essa enorme variedade de estilos de sushi, encontrar um único vinho que harmonize perfeitamente com o prato é muito difícil.
Fique longe dos vinhos tânicos e com passagem em carvalho, pode ser uma combinação desastrosa.
Os sabores puros do sushi exigem sabores igualmente nítidos, limpos e puros de um vinho.
Optei por um Champagne Brut que ofereceu um bom complemento com sua mineralidade e nitidez.
Champagne Pol Roger Extra Cuvee de Reserve
O Reserve Brut é elaborado com porcentagens iguais de Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Meunier de 30 crus diferentes, além de 25% de vinhos de reserva de anos anteriores, mantidos 4 anos sobre leveduras, com remuage à mão.
Todas as castas e os crus são fermentados separadamente (fermentação malolática) atribuindo boa estrutura mas com elegância, característica comum da casa."
Que tal se aventurar na cozinha e prepara essa iguaria para seu fim de semana?
Eu como sempre, contribuo com a receita:
Arroz de Sushi
Ingredientes
3 1/3 xícara de uruchi mai (arroz japonês)
4 xícaras de água
1 peça quadrada de Kombu (opcional)
5 colheres de sopa de su (vinagre de arroz)
5 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de chá de sal marinho
Preparo:
Cozinhe o arroz de acordo com as instruções do pacote. algumas pessoas gostam de colocar um pequeno pedaço de kombu em cima do arroz, para que o arroz tenha um sabor diferenciado, mas o Marcelo geralmente não coloca.
Coloque o arroz quente cozido em uma vasilha grande de vidro. Se você é purista, também pode usar um hangiri (balde de cedro) feito especialmente para esse fim. O cedro também aromatiza delicadamente o arroz, dando-lhe um aroma agradável.
Misture o vinagre com o açúcar e o sal e despeje a mistura sobre o arroz.
Deixe esfriar com a ajuda de um ventilador enquanto vira o arroz suavemente, de modo que cada grão fique coberto com a mistura. O arroz está pronto quando esta quase na temperatura ambiente.
Para fazer o nigiri-zushi
Ingredientes
2 xícaras de arroz pronto
Peixe cru (salmão, atum, peixe branco)
Preparo:
Pegue uma colher de arroz e coloque na palma da mão. Com os dedos da outra mão, aperte em forma alongada, reserve.
Fatie o peixe com uma faca afiada apropriada para sashimi, fatie na diagonal, com aproximadamente 1 de espessura.
Para montar o nigiri, coloque o arroz modelado (reservado) na palma de uma mão, colocando uma mínima quantidade de wasabi no arroz. Em seguida, cubra com uma fina fatia de peixe e aperte delicadamente
Hoje o Marcelo também preparou o Norimaki, que é o sushi enrolado no nori, Ele fez o Futomaki que leva kanpyoo, hoshi shitake, tamagoyaki e soboro. E fez também o Hosomaki que tem um diâmetro menor e usa apenas um ingrediente, quando se usa atum ele recebe o nome de tekkamaki, quando é feito com pepino, leva o nome de kappamaki.
Você sabia...
Rara e excepcional , a vinha de Pol Roger abrange mais de cem hectares de vinhedos. A vinha se beneficia das encostas de Epernay, na Côte des Blancs (Oity, Cuis, Cramant) e em Montagne de Reims. A diversidade e a riqueza dos terroirs permitem que Pol Roger Champagnes garanta uma presição exemplar de regularidade e qualidade.
A história que une a Casa Pol Roger e a Inglaterra, data do ano de 1877 que foi marcado pela atribuição do título de "Royal Warrant", tornando a Casa Pol Roger a primeira das nove casas de champagne reconhecida como fornecedora oficial da corte real da Inglaterra.
Os laços com a aristocracia inglesa não pararam por ai, cliente fiel da casa desde 1908, Winston Churchill, conhece Odette Pol Roger em 1944, Odette casada com Jacques Pol Roger, terceira geração da família, cria laços de amizade com Churchill . na ocasião Churchill se rende a elegante safra de Champagne odette e Pol Roger de 1928. A partir de então, todos os anos em seu aniversário, Odette Pol Roger enviará a Churchill uma caixa da safra de 1928. Essa longa amizade só acaba com a morte de Churchill em 1965, à qual a casa prestará homenagem ao criar em 1975 o Cuvèe Sir Winston Churchill, elaborado somente em safras consideradas excelentes, esta prestigiada Cuvée, é resultante de uma mistura de Pinot Noir com Chardonnay mantidos em segredo (com predominância de Pinot Noir).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário