quinta-feira, 12 de dezembro de 2019
Espumantes franceses - Crémant d'Alsace
O famoso Champagne francês, não é o único espumante da França, existem outras classificações .
O trio principal é formado por Crèmant d'Alsace, Crémant de Bourgogne e Clairette de Die.
Depois vêm Saumur, Crémant de Loire, Vouvray, Cremant de Bordeaux, Touraine, Blanquette de Limoux, Crémant de Limoux, Crémant du Jura, Montlouis e Bugey Cerdon.
No decorrer das semanas falarei de cada um, começando por:
AOC Crémant d'Alsace
Crémant d'Alsace é a denominação para vinhos espumantes brancos e rosados da região vinícola da Alsácia.
Introduzida em 1976, a denominação agora responde por aproximadamente 1/4 da produção da região, cerca de 45 milhões de garrafas por ano.
A região da Alsácia fica quase tão ao norte quanto Champagne, mas é muito mais seca, mais quente e ensolarada. Isso resulta em uvas e vinhos ligeiramente mais maduros, secos e arredondados.
O Crémant d'Alsace é elaborado pelo Método Tradicional, através de uma segunda fermentação na garrafa. Mas não antes do vinho envelhecer por um período mínimo de 9 meses sobre as borras. Esta maturação confere ao vinho um peso extra de sabor e sua complexidade de "brioche".
A maioria dos Crémant d'Alsace é feita de Pinot Blanc. Seus sutis aromas e sabores de frutas de pomar são exatamente o que é necessário para vinhos de elegância, frescura e requinte.
Outras uvas também são permitidas na AOC Crémant d'Alsace: Pinot Gris, Riesling, Chardonnay e Pinot Noir. Os Rosés e o Blanc de Noir com sabor profundo são feitos exclusivamente de Pinot Noir.
Na hora de harmonizar
O Crémant d'Alsace elaborado com Riesling, é perfeito para entradas requintadas, combina também com sushi e sashimi, vieiras grelhadas ou ostras.
Já o Crémant d'Alsace elaborado com Chardonnay é acompanhamento perfeito para um risoto de aspargos e ervilhas, ou queijos como o Gruyere.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário