Petit- Morin
Queijo francës produzico com leite de vaca com casca recoberta de mofo branco.
O pequeno Morin é feito nas margens do rio que lhe dá o nome, em Seine-et-Marne.
Seu sabor é semelhante ao Brie, porém mais suave, devido à adição de creme de leite à massa. Seu amadurecimento dura entre 2 e 3 semanas.
Quando o assunto é vinho opte por vinhos espumantes da Champagne, espumantes brasileiros elaborados pelo Método Clássico também são um boa pedida.
Voce sabia...
" O champagne apresenta cores e sabores diferentes. A cor varia do branco a nuanças de rosado, tanto pela mistura de vinho branco e tinto quanto pelo tingimento do suco pelas cascas de uvas tintas. Quanto à doçura, a escala vai do agressivamente bem seco Brut Sauvage, Ultra Brut ou Brut Zéro, ao doce Doux"
A maioria dos champagnes, os rosés entre eles, é corte de Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay, mas há também Chardonnay puros (blancs des blancs) e alguns sem cepa branca (blancs des noirs). Há champagnes vintage, feitos com as frutas de apenas uma colheita, que o produtor julgou não precisar de aprimoramento por adição de vinhos mais velhos, e um número muito maior de cortes non-vintage, há tambem os champagnes vintage "recém-degolados", os cuvées de prestige etc.
Todos esses tipos podem ser produzidos por propriedades particulares de Champagne, cooperativas ou comerciantes."
"Por tras do charme de uma grande atividade empresarial agrícola, encontram-se milhares de pequenos produtores (mais de 19.000, segundo um senso recente), muitos deles com somente um ou dois hectares de terra. Estes pequenos agricultores produzem as variedades de uvas que od grandes produtores necessitam para criar seus vinhos complexos. Em toda a região, de Reims, no norte, até Aube, a sudeste de Troyes, esses pequenos cultivadores são encontrados.
Algumas regiões são famosas por uma uva em especial. Cote des Blancs, por exemplo, é famosa pela Chardonnay, enquanto algumas das melhores Pinot Noir provêm da Montagne de Reims. Os dezessete melhores lotes de cultivo estão agrupados sob a denominação Grand Cru e produzem somente Chardonnay e Pinot Noir, não a menos valorizada (embora de grande importância) Pinot Meunier. Há também 43 lugares classificados como Premier Cru, que fornecem quase um quarto da produção de Champagne. Em alguns lugares, há vinhedos classificados ao mesmo tempo com Grand e Premier Cru, porque cultivam diferentes variedades de uvas."
Fonte: Vinhos Francese - Robert Joseph
Fonte: O Champagne e os espumantes - Fiona Beckett
Leia também: Queijos e Vinhos pelo Mundo - Queijo Peñamellera
Nenhum comentário:
Postar um comentário