sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Principais vinhos da França Bordeaux (Parte 4)



St. Julien
Bem ao norte de Margaux, fica St. Julien a menor comuna de todas da chamada margem esquerda, mas seus vinhos baseados na Cabernet Sauvignon representam a qualidade mais consistente de toda a região. Nenhuma das Appellations de Bordeaux apresenta proporções de vinhos realmente bons maior do que St. Julien, a combinação do solo de cascalho com vinicultores determinado tem resultado numa produção de vinhos que desafia alguns dos maiores nomes da região de Bordeaux.
De todas as comunas St. Julien é a que tem a mais alta percentagem de Grands Crus, cerca de 80% dos seus vinhos são Deuxième, Troisième ou Quatrième Crus, embora não haja Premier Cru nem Cinquième.
Entre os mais famosos vinhos de St. Julien estão os três Léoville: Léoville-Barton, Léoville-Las Cases e Léoville-Poyferré, todos classificados como Deuxiéme Cru. (antigamente os três Léovilles eram uma única propriedade, agora dividida em três).
Segundo o Atlas Mundial do Vinho " A principal glória da comuna é a vasta propriedade de Léoville, na fronteira com Pauillac. Château Léoville Las Cases tem os vinhedos mais extensos dos três, com quase 100 ha, embora o núcleo da propriedade seja o Grand Enclos, de 53 ha. Seu vinho denso, quase austero e longevo, é tão claramente clássico, e a família Delon que administra a propriedade  é tão astuta, que o Léovilles Las Cases às vezes alcança um preço quase ao nível dos Premiers Crus. Léovilles Barton é um administrador atento e pertence à antiga família comerciante irlandesa de Barton, que se mudou para Bordeaux no início do século XVIII.
Antony Barton vive no belo Château Langoa Barton do século XVIII, e faz seus dois vinhos lado a lado no mesmo chai. Em geral, Langoa é considerado um pouco mais inferior entre os dois, mas ambos estão ente os melhores claretes à maneira tradicional e nunca deixam de ter uma excelente relação custo-benefício, mesmo em anos difíceis. Léovilles  Poyferré talvez tenha mais condições e merece, mais do que nunca o status de Deuxiéme Cru."
Há outros dois vinhedos a considerar Château Dugu- Beaucaillou (Deuxième Cru) e Château Gruaud Larose (Deuxiéme Cru).
A qualidade da vinicultura em St. Julien faz valer a pena comprar "Segundos Vinhos". Existem também excelentes propriedades não classificadas produzindo vinhos notáveis como o Château Gloria.
Em geral, o St. Julien é seguramente complexo e cheio de caráter.

Leia também:Principais vinhos da França - Bordeaux (Parte 3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário