sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Principais vinhos da França Bordeaux - Parte 7



Graves
Ao sul da cidade de Bordeaux, Graves estende-se como uma manga pendente do braço do Médoc, recebe esse nome devido ao seu solo pedregoso, legado das geleiras da Idade do Gelo. Essas geleiras também depositaram minúsculas pedras de quartzo, facilmente encontradas em todos os melhores vinhedos. É a única região em Bordeaux onde a maioria dos Châteaux produzem tanto tintos quanto brancos.
Graves inclui uma subdenominação: Pessac-Léognan (uma área de 10 minúsculas aldeias agrupadas pelo governo francês em 1987) que inclui as melhores propriedades, tais como o vinhedo de primeira classe do Château Haut-Brion, única propriedade de Graves a figurar na famosa classificação de 1855
A denominação de Graves como um todo goza de boa reputação e mantém um alto padrão. Isso pode ser reflexo do seu próprio sistema de classificação, em que cada château é reexaminado a cada dez anos, e pode ser tanto classificado quanto desclassificado.
A Cabernet Sauvignon é a uva tinta ligeiramente dominante. As uvas Merlot e Cabernet Franc também são amplamente usadas. De todos os vinhos Premiers Crus, o Château Haut-Brion tem de longe a maior quantidade de Merlot (cerca de 30%) e de Cabernet Franc (cerca de 20%).
Os brancos de Graves, muito apreciados desde o início do século XX, passaram por enorme revolução de qualidade nas décadas de 1980 e 1990. Graças a novas práticas de viticultura e de produção de vinhos, muitos brancos de Graves estão mais cremosos, intensos e complexos do que nunca.
Classicamente, todos os brancos de Graves são cortes de Sémillon com Sauvignon Blanc.
Se você está interessado em experimentar bons vinhos Bordeaux Brancos de Graves, que inclui a subdenominação de Pessac-Léognan, procure por qualquer um dos seguintes produtores:  Château Haut-Brion, Château Laville Haut-Brion, Domaine de Chevalier Blanc e Château Pape Clément. Todos esses vinhos têm em comum um mineral acentuado, combinado com bom corpo e equilíbrio e sob uma delicada camada cítrica e de sabores florais.

Fonte: Karen MacNell
Vincent Gasnier

Leia também: Principais vinhos da França Bordeaux - Parte 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário