quarta-feira, 31 de janeiro de 2018
Queijos e vinhos pelo mundo - Burrata
Queijo fresco produzido na Puglia - Itália, elaborado com leite integral pasteurizado de vaca ou como alternativa de búfala.
Possui massa de cor branca compacta e lisa no exterior, macia, cremosa e suave no interior.
O Burrata é como a Mozzarella, pois suas coalhadas são amassadas, esticadas e moldadas. Ao contrário do mozzarella, no entanto, o Burrata é moldado para formar um saco, que é preenchido com tiras obtidas a partir da mesma massa, cortadas à mão e adicionadas com creme, a última obtida por centrifugação do soro que separa durante a fase de produção da mozzarella. Diz-se que o Burrata é um queijo duplo. O interior é chamado de Stracciatella e também pode ser comercializado sozinho sem o envoltório de mozzarella que o cobre.
O queijo é amarrado para que pareça um pequeno saco.
Depois de ter fechado o saco e moldado o bocal em si, é imediatamente selado com água fervente ou amarrado no pescoço com fitas de folhas de asphodel. Posteriormente, estes queijos são arrefecidos em água e imersos em salmoura durante 2 a 3 dias.
Neste ponto o produto acabado tem de ser armazenado a uma temperatura entre 4 a 6 graus. Pois o Stracciatella, composto em parte de creme fresco, é muito delicado.
O sabor que se assemelha ao do leite é mais delicado na superfície do queijo e cada vez mais acentuado e amanteigado à medida que se aproxima do centro com uma vaga sugestão de fermentos lácteos.
Quando o assunto é vinho opte por vinhos italianos brancos e frescos como um Pinot Grigio ou um Frascati.
Você sabia...
O Burrata é considerado um queijo fresco, porque não segue um processo de amadurecimento após a sua produção, e também por isso deve ser consumido dentro de alguns dias, cinco no máximo.
Para saber se seu Burrata está realmente fresco, verifique se ao cortar o queijo o stracciatella flua no prato e que seu paladar seja fresco e não azedo.
Leia também:Queijos e vinhos pelo mundo Brillat Savarin
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário