terça-feira, 27 de abril de 2021

Qual vinho combina com curry?



Beber, Comer e Amar...
Má na cozinha preparando Curry indiano Murg Korma
Korma é um prato indiano, suas origens se dão no século XVI, com incursões Mughal no Paquistão (atual norte da Índia) e em Bangladesh.
Classicamente, o Korma é definido como um prato de carne ou de legumes que são cozidos com água. O sabor do Korma baseia-se numa mistura de especiarias combinado com iogurte, creme ou leite de coco.
É um prato rico, cremoso e muito aromático.
Diante dessa explosão de sabores e aromas, escolhi um vinho semi-seco da casta Gewürztraminer para harmonizar.


Gries Gewürztraminer Kabinett Feinherb - Alemanha
Sei que habitualmente muitas pessoas não costumam acompanhar pratos principais com um vinho um pouco mais doce, mas nesse caso o açúcar residual desse vinho, balanceou o sabor marcante e o calor do prato.
A escolha também se deu por ser um vinho elaborado com a uva Gewürztraminer, muito aromático com aromas bem presentes de flores (rosas), frutas (abacaxi e lichia), mel e especiarias ,essa combinação juntamente com a leve doçura muito bem equilibrada pela acidez, harmonizou perfeitamente, nem o vinho, nem o prato tiveram seus sabores mascarados.
Uma dica importante: Vinhos brancos da casta Gewürztraminer mais doces, como os semi-seco, devem ser servidos bem resfriados por volta dos 10 graus, e durante o serviço mantidos sempre em balde com gelo e água.
Uma bela experiência! Que tal experimenta-la?
Eu como sempre, contribuo com a receita:

Ingredientes:
1 kg de peito de frango cortado em cubos
1 xícara de iogurte natural
2 cebolas picadas
1 colher  (sobremesa) de gengibre ralado ou em pó
8 dentes e alho ralado
4 cravos
2 colheres (chá) de semente de coentro
1/2 colher (chá) de semente de cominho
1 pedaço de canela (5cm)
4 sementes de cardamomo
2 colheres (sopa) de castanha de caju picada (e mais um pouco para finalizar)
1/2 xícara de óleo
Sal a gosto
1 colher (café) de cúrcuma (açafrão da terra)
1/2 colher (chá) de pimenta vermelha ou pimenta rosa
4 colheres (sopa) de água
1 xícara de caldo de frango (preparado com o próprio frango da receita) 100g de creme de leite

Preparo:
Para começar, cozinhe o frango com água e sal. Separe o frango e guarde uma xícara do caldo.
Moa a castanha de caju e as especiarias - cravo, coentro, cominho, canela e cardamomo. Aproveite para ralar e misturar o gengibre e o alho (ficará parecido com uma pasta).
Esquente o óleo em uma panela e frite as cebolas até dourar.
Depois, adicione a pasta de alho e gengibre e os ingredientes moídos.
Misture bem e adicione de três a quatro colheres de sopa de água. Deixe fritar bem e vá adicionando o iogurte (colher por colher).
Acrescente o sal, a cúrcuma e a pimenta, sempre misturando bastante.
Coloque o frango cozido e o caldo que ficou reservado.
Cozinhe por mais cinco minutos e adicione o creme de leite.
Experimentar o tempero, se estiver bom, o prato está pronto!
Sirva acompanhado de arroz branco.

Você sabia...
Original da Índia, onde tem raízes milenares, o curry se desdobrou em trê correntes principais de preparo: indiana, tailandesa e japonesa.
Em comum, as três compartilham as listas de ingredientes aromáticos triturados até que se transformem em pó ou pasta. As diferenças estão no equilíbrio de sabor, que puxa mais pra um lado (nos tailandeses, o frescor do limão e do capim santo), ou outro (no japonês, mais doçura, com a inclusão de frutas e pó de cacau).
O pó ou pasta servem como base para um caldo perfumado, eis o princípio do curry, que recebeu esse nome quando os ingleses chegaram à Índia e se depararam com a mistura de temperos e especiarias que chamaram de curry - a palavra vem de Kari, termo da língua tâmil para caldo temperado. Os portugueses chamam o tempero de caril e o preparam desde o século 16.
Na Índia , cada família tem sua receita de garam masala - termo que quer dizer "mistura de especiarias picantes". caldo picante criado na Índia há 4 mil anos é o ancestral de todas as outras versões de curry.
Dessas idas e vindas, surgiram muitas variações.
Há diferenças inclusive entre o que os indianos costumam chamar de curry e de garam masala. O curry define caldos feitos aos poucos na panela, com a panela sobre o fogo, os ingredientes vão sendo colocados cada um a seu tempo. Já o garam masala é sempre triturado antes e salpicado sobre o que está sendo cozido. Apesar dessas sutilezas, é possível preparar os dois da mesma forma, triturando todos os ingredientes antes.
As receitas também são diferentes. O curry leva as folhas de curry, cúrcuma, sementes de mostarda e assafétida, resina seca. O garam masala leva canela, louro, cravo, anis e feno-grego.

Fonte: Paladar Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário