Por puro hábito, mais do que senso comum, o vinho tinto é quase sistematicamente oferecido em uma recepção entre amigos onde haja itens de charcutaria (a famosa tábua de frios), principalmente presunto cru. No entanto, essa combinação está longe de ser óbvia, e muito perto de ser problemática.
Já aconteceu com você , por exemplo, separar aquele vinho tinto que você gosta que apresenta taninos presentes e uma acidez significativa, para harmonizar com aquela tábua de frios que você preparou com tanto esmero, e depois de um ou dois goles no vinho e duas ou três mordidas no seu embutido, você volta ao vinho e estranhamente constata que ele não está mais tão saboroso como no primeiro ou segundo gole? Pelo contrário, o vinho parece ter fechado, os taninos ficaram mais duros, austeros e até secos e para completar ainda aparece um sabor metálico persistente?
Sabe o que aconteceu?
É que em contato com a gordura dos frios, os taninos no vinho endurecem, mas a culpa não é somente da gordura da charcutaria, o salgado e os temperos contribuem ainda mais para essa sensação desagradável.
Note que muitas vezes a tábua também contém queijo, essa sensação desagradável com queijo é ainda pior pois ele tem o agravante dos fermentos lácteos e das possíveis especiarias, que representam um problema real para os taninos do vinho tinto.
Então, da próxima vez que for harmonizar uma tábua de frios e queijos com vinho, tente um vinho branco, ele sempre vai te oferecer uma combinação mais consistente.
Agora, se você não abre mão do vinho tinto, escolha um tinto evoluído, com taninos suavizados e sempre opte por uma harmonização regional.
Você sabia...
Charcutaria é uma palavra que deriva de sua origem francesa "Charcuterie" que denominava no século XV, as lojas de produtos de porco e miúdos de diferentes animais. Frequentemente e erroneamente a charcutaria é ligada exclusivamente à produção de linguiças e/ou exclusivamente ao trato de carne de porco, mas a contextualização correta remete ao preparo, originalmente para fins de preservação, seja por métodos de salga, desidratação, defumação ou até mesmo vários desses métodos juntos, de qualquer tipo de carne, como aves, peixes, bovinos, suínos e qualquer carne de caça. Dentre os diversos produtos podemos citar, presunto, salame, terrines, patês, mortadela, pastrame, copa, bacon. salsicha, linguiça, carne de sol, todas as carnes preservadas com sal, na gordura (confit), defumadas.
Fonte: charcutaria.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário