terça-feira, 20 de abril de 2021

Dicas de Bruschettas e Harmonização



Beber, Comer e Amar...
Má na cozinha preparando Bruschetta.
A bruschetta pode ser servida como aperitivo, mas satisfaz plenamente como prato único.
Bruschetta é um dos pratos que mais são capazes de combinar simplicidade na preparação a uma estimulação intensa e agradável de paladar.
Coloridas, crocantes por fora e macias por dentro, Hum! Uma delícia!
Na Itália cada região tem sua receita, e num rico ambiente gastronômico como este, as combinações de cobertura são quase infinitas.
Mas não basta tostar uma fatia de pão, regar com azeite e colocar cobertura. Para preparar uma brusquetta como se deve, você tem que respeitar certas regras!
Primeiramente a escolha do pão, que é a base desta receita, um bom pão italiano (de preferência caseiro) pois ele  tem um miolo compacto que vai absorve bem os temperos. O segredo do sucesso da bruschetta é a espessura das fatias de pão, se forem muito espessas, elas permanecerão moles no centro e, portanto, esponjosas; se forem cortadas muito finas, no entanto, elas ficarão muito tostadas e quebrarão durante a produção.
Segundo item,o tempero!
É importante esfregar um dente de alho em toda a superfície da fatia enquanto ainda estiver quente, mas cuidado para não exagerar, o alho deve ser esfregado suavemente. Ai você tempera com azeite extra-virgem e sal.
Depois a adição de outros ingredientes (cobertura) é de livre escolha.
Bem, separei algumas das nossas receitas favoritas para te mostrar.
E como vinho não pode faltar...
Tenha em conta os seguintes sabores: a doçura do pão, o alho e a aromaticidade do azeite. Por estas razões, um bom vinho branco jovem e fresco é a escolha certa para sua harmonização, ou mesmo um Espumante, que com sua acidez vai limpar seu paladar das diversas coberturas, em especial os brasileiros que são inigualáveis.

Bruschetta pomodoro e basílico (tomate e manjericão)
A que o Marcelo preparou hoje.
Comece cortando os tomates (maduros) em pedaços pequenos, tempere com azeite extra-virgem, sal , pimenta preta e folhas de manjericão, reserve para pegar sabor.
Corte as fatias de pão, toste na grelha de ambos os lados ou toste no forno, esfregue um dente de alho em cada fatia que deve estar quente, tempere com azeite extra-virgem e sal.
Depois cubra com o tomate temperado que foi reservado.
Sirva em seguida

Brusquetta al salmone e formaggio Philadelphia (salmão e queijo Philadelphia)
Uma brusquetta refrescante e saborosa,
Basta picar o salmão defumado, colocá-lo em uma tigela, adicionar cebola picada, endro picado (ou erva-doce) e temperar com mostarda Dijon (em grãos), mel, sal (se necessário) , pimenta e um fio de azeite, mexer e deixar descansar na geladeira por 30 minutos.
Depois, toste as fatias de pão na grelha ou no forno, esfregue suavemente um dente de alho nelas ainda quente, tempere com azeite e sal.
Espalhe uma camada de queijo Philadelphia nas fatias e distribua por cima o salmão marinado,
sirva em seguida

Brusquetta all pesto
Uma brusquetta com pesto é surpreendentemente gostosa.
Toste as fatias de pão, neste caso, não é necessário esfregar o alho, já contido no pesto.
tempere com azeite-extra virgem e sal.
Passe uma camada de molho pesto e por cima coloque uma folha de manjericão fresco e pungente.
Depois me conte.







Nenhum comentário:

Postar um comentário