quinta-feira, 4 de maio de 2017

Produtores de Vinhos Portugal Parte 5



Fundação Eugênio de Almeida (Adega Cartuxa)
Fundação benemérita de interesse e apoio social sediada em Évora, criada em 1963 por Vasco Maria Eugênio de Almeida.
A partir da década de 80, a fundação iniciou uma fase de relançamento patrimonial e criou uma exploração agropecuária e industrial que visa garantir a autossustentabilidade econômica da instituição, contribuindo também para a promoção e desenvolvimento da região. Neste projeto destaca-se a viticultura e a oleicultura, atividades das quais resultam os vinhos produzidos na Adega Cartuxa, entre os quasi os emblemáticos Pêra-Manca e Cartuxa (vinhos modernos sem renunciar à tradição), e os azeites produzidos no Lagar Cartuxa.
A área de vinha da Fundação dispõe hoje de mais de 400 hectares de cultivo próprio, a escolha das castas alentejanas consagradas e recomendadas  para a D.O.C do Alentejo, (sub-região Évora), tem sido fundamental na criação dos seus vinhos.
Nos vinhos brancos são usadas sobretudo castas alentejanas importantes como Roupeiro, Antão Vaz e Arinto. Os tintos são obtidos a partir das castas tradicionais como Trincadeira, Aragão e Castelão.

Linha:
E.A (branco, tinto, rosé e EA Reserva)
Vinea Cartuxa (branco e tinto)
Floral de Évora (branco e tinto)
Cartuxa Espumante ( Brut, Rosé e Brut Reserva)
Cartuxa (branco colheita, tinto colheita, tinto reserva)
Cartuxa 50 Anos : Alicante Bouschet e Syrah; Assario, Arinto e Roupeiro
Colheita Tardia; Touriga Nacional e Aragonez;
 Alicante Bouschet e Syrah Licoroso
Scala Coeli (branco, tinto e tinto reserva)
Pêra-Manca branco
Pêra- Manca tinto : um dos míticos vinhos portugueses , com conotação de estrela no mercado brasileiro. Um vinho que ostenta o mesmo nome dos vinhos que Pedro Álvares Cabral carregava nas naus que descobriram o Brasil, segundo rezam as cronicas de viagem. Porém a marca só reapareceu no século 19, mas com a praga da filoxera deixou de ser produzido novamente.
Em 1987, a antiga Casa Soares (detentora da marca) à ofereceu a Fundação Eugênio de Almeida, que lançou sua primeira safra em 1990 e desde então o vinho só é produzido em safras consideradas excepcionais.
Foram até hoje 13 no total (1990, 1991, 1994, 1995, 1997, 1998, 2001, 2003, 2005, 2007, 2008, 2010 e 2011).


Leia tambem - Produtores de Vinhos Portugal Parte 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário