quarta-feira, 25 de outubro de 2017
Queijos e Vinhos pelo mundo - Azeitão DOP
Queijo de Azeitão DOP
Queijo português proveniente da região de Azeitão, aos pés da Serra da Arrábida. Sendo que as áreas de produção DOP abrangem os concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal.
A origem e o segredo veio das Beiras Baixas há dois séculos, 1830, pelas mãos de Gaspar Henriques de Paiva, agricultor e parente da família José Maria da Fonseca, que na época trouxe ovelhas leiteiras e talvez por nostalgia de sua terra natal, todos os anos mandava vir um queijeiro para que o leite do seu rebanho produzisse o tão afamado Queijo Serra da Estrela, mal supondo estar dando origem a um dos mais apreciados queijos de ovelha de Portugal, o Queijo de Azeitão.
Obtido a partir do leite integral e cru de ovelha, o Queijo de Azeitão é um queijo curado, pequeno, de 100 gramas ou de 250 gramas, em forma de cilindro achatado, sem bordos definidos e com crosta amarelada e comestível. A massa também apresenta cor amarelada clara, é amanteigada, untuosa, com poucos ou nenhum olhos, e de fácil corte.
A cura é efetuada num período mínimo de 20 dias. Durante esse tempo, os queijos são virados todos os dias e lavados, sempre que necessário, para que a crosta se mantenha limpa e lisa.
O aroma e o sabor são característicos, limpos e inconfundíveis, são definidos como um misto de ácido e salgado, com a presença, quase imperceptível de amargo e picante, o que torna o sabor verdadeiramente particular.
Na hora de degustá-lo, pode ser servido tanto como uma entrada ou ao final de uma refeição antes da sobremesa.
Deve ser servido à temperatura ambiente, sendo retirado da geladeira duas horas antes, no inverno, no verão bastam 30 minutos.
O corte deve ser feito ao meio para que se possa apreciar a massa untuosa a deformar lentamente, depois parta em pequenas fatias e sirva.
Quando o assunto é vinho, devido a sua untuosidade, vinhos brancos com boa acidez e refrescantes são uma boa opção, ou roses frutados.
Há quem prefira os tintos regionais, se o queijo for servido antes da sobremesa opte por um Moscatel de Setúbal.
Leia também: Queijos e Vinhos pelo mundo - Asiago
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário