segunda-feira, 11 de dezembro de 2017
Espumantes e principais regiões -Vinícola Adolfo Lona
Fundada em 2004 pelo enólogo Adolfo Lona está localizada na Serra Gaúcha - Garibaldi (RS)
Produz espumantes
Brut Charmat
A diferença deste espumante, segundo site da vinícola é a forte predominância de Chardonnay misturado à uma pequena quantidade de vinho Pinot Noir, e a tomada de espuma a baixa temperatura que prolonga o processo, O resultado é um espumante de destacado aromas frutais, intensos e persistentes e um sabor marcante de frutas e moderada quantidade de açúcar, situada quase no piso da categoria, com 8 gramas por litro. Logo após a tomada de espuma repousa durante um período na própria garrafa em condições especiais.
A proposta é oferecer ao mercado um produto frutado, jovem e alegre.
Brut Rosé Charmat
O vinho base deste espumante é um assemblage de vinhos provenientes de uvas tintas (blanc de noir) e brancas (blanc de blanc). A predominância é de blanc de noir, que lhe confere aromas e sabores mais marcantes e típicos.
O vinho branco é proveniente da uva Chardonnay que aporta a mistura sua elegância e frescor.
O vinho "blanc de noir" é feito com uva Pinot Noir, e constitui o "andaime" do sabor deste espumante, que tem cor característica que lembra casca de cebola, aroma frutado intenso e sabor onde a uva tinta e branca convivem harmoniosamente.
Demi-sec Charmat
A necessidade de atender o mercado de apreciadores de espumantes com moderados teores de açucares, fez com que Adolfo lona desenvolvesse este produto, Demi-sec elaborado exclusivamente com a variedade Moscatel da Serra Gaúcha.
A proposta é oferecer um produto diferenciado, com teor de álcool semelhante aos espumantes traicionais e conteúdo de açúcares entre 22 25 gramas por litro.
Nature Tradicional
Nature é o resultado de um assemblage de vinhos elaborados com as uvas Chardonnay e Pinot Noir e uma parcela menor de Merlot vinificado em branco, que cumpriu a função de reduzir ligeiramente a acidez e torná-la mais amável.
O desafio dos espumantes com carência total de açúcares é lograr o perfeito equilíbrio de sabor.
Orus Tradicional
O espumante Orus Rosé Pas Dosé, elaborado pelo método tradicional, tem um ciclo de produção de 24 meses, doze maturando sobre as leveduras onde ganha a complexidade aromática e gustativa que tempo possibilita devido a autólises das leveduras, e doze envelhecendo com a rolha definitiva quando ganha sutileza, elegância e potência.
O vinho base é resultante de um assemblage de vinhos de três variedades, Chardonnay, Pinot Noir e uma pequena parcela de Merlot em rosado, que complementa com sua elegância amenizando a acidez.
Brut Tradicional
Este Brut é elaborado através do método Tradicional com ciclo total de produção de 18 meses, que possibilita a maturação lenta sobre as leveduras, o resultado de tão longa espera é um espumante exuberante, de cor dourada pálida, aromas intensos e persistentes e um gosto longo e agradável onde o equilíbrio entre acidez, álcool e açúcares é perfeito.
Fonte: Vinícola Adolfo Lona
Leia também: Espumante e principais regiões do mundo- Vinícolas brasileiras
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário