quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Queijos - Queijos e vinhos pelo mundo - Queijo Ekte Gjetost



Queijo norueguês, seu nome significa "puro cabra", possui sabor ligeiramente adocicado e caramelado, mas um tanto picante e salgado. A cor varia de marrom claro a castanho profundo, e a textura pode variar de fudge a consistência de manteiga de amendoim rígida.
A cor marrom e a doçura são resultado de um processo antigo chamado primost, que consiste em cozinhar lentamente o leite até que a umidade evapore e os açúcares caramelizem.
Como não há maturação, o sabor do leite de cabra fresco ainda é perceptível.
Quando o assunto é vinho, é difícil recomendar qualquer vinho em particular, mesmo porque em seu país de origem o Ekte Gjetost é consumido no café da manhã.
Talvez um Jerez Fino com seu sabor aveludado funcionaria bem com a doçura inerente do queijo.

Você sabia...
O Jerez Fino é derivado da fermentação total do mosto de uva palomino. O vinho base assim obtido é fortificado a 15% de álcool por volume, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento do filme Flor, a proteção natural constituída por leveduras que impedem a oxidação do vinho durante o processo de envelhecimento, ao mesmo tempo que proporciona certas características organolépticas muito especiais.
O processo de envelhecimento biológico tem duração de pelo menos 2 anos e é realizado dentro de barricas de carvalho-americano por meio do tradicional sistema criaderas e solera.

Fonte: Sherry - Vinhos de Jerez

Leia também: Queijo - Queijos e vinho pelo mundo -  Queijo Edam

2 comentários: