quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Queijos - Queijos e vinhos pelo mundo - Emmental



O queijo Emmental nasceu na Suíça, leva o nome do Vale Emme, que tem sua nascente no sudeste do cantão de Berna para entrar no Aart, depois da cidade de Solothurn, na Suíça de língua alemã. Há traços de produção neste vale desde o século 13.
É produzido com leite cru de vaca, cerca de 150 produtores suíços produzem Emmental AOC. As especificações exigem que as vacas sejam alimentadas apenas com capim fresco no verão e feno no inverno, sem silagem, sem cereais transgênicos.
Seu peso varia entre 80 kg e 120 kg, seus sabores e texturas são inconfundíveis.
É caracterizado por buracos onipresentes no coração de sua massa, que é resultado das emissões de gases durante o processo de fermentação.
Possui AOC e só pode ser produzido em uma área muito limitada em torno dos cantões de Lucerna, Glarona, Solothurn, St Gallen, Zug, Zuriche, Argóvia, Berna e parte do cantão de Friburgo.
Dependendo do seu amadurecimento são classificados como:
Classic - Massa cor marfim - maturação mínima 4 meses -  aroma doce, noz - crosta natural, firme, amarela dourado.
Reserve - Maturação mínima 8 meses - aroma picante - crosta natural, firme, amarela escura - maturação exclusivamente em caves ou cavernas
Extra - maturação mínima 12 meses - aroma picante - crosta natura, firme, castanha escura.
Refinado - Maturação mínima 12 meses - muito aromático - crosta natural, firme, marrom escura a preta - maturação em adegas. máximo 12 meses incluindo 6 meses em adega natural (gruta).
Orgânico - maturação mínima 4 meses - aroma doce, picante, avelã - crosta natural, firme, amarela dourada a castanha escura.
Gotthelf (homenagem ao vigário Albert Bitzius, conhecido como Jeremias Gotthelf) maturação mínima 12 meses - aroma picante, encorpado - crosta natural, firme, castanha escura.
O Emmental encontrado em outro lugar é um "genérico"

O queijo "Emmental "francês, apareceu na França em meados do século XIX, quando os fabricantes de queijos suíços alemães migraram para a França. Também é um queijo prensado e cozido, mas de um tamanho mais modesto (cerca de 80 kg), também possui buracos em sua massa que é mais flexível e mais doce que o Emmental suiço.
Na França o Emmental pode ser produzido em quase todos os lugares com qualquer tipo de leite, na maioria das vezes de maneira industrial, Bretanha e o Ródano-Alpes são os principais produtores.
Porém dois Emmentais franceses ostentam a Indicação Geográfica Protegida (IGP), o Emmental de Savoy e o Emmental East- Central e ambos são feitos com leite cru de vacas.

Quando o assunto é vinho para o Emmental suíço opte por brancos secos, ou se tiver oportunidade por um branco suíço de Valais

Você sabia...
Wallis (Valais)
Localizado no sudoeste da Suíça, o cantão de Valais, é o maior cantão vinícola da Suíça, tem imenso potencial de qualidade. Em diferentes terroirs e altitudes.
Clima seco semelhante ao Mediterrâneo. As videiras desfrutam de mais de 2000 horas de sol por ano.
Encostas íngremes dominam na viticultura do Valais e, portanto, é difícil trabalhar mecanicamente. O verão é seco e quente. O outono é caracterizado por grandes diferenças de temperatura entre dia e noite. Isso promove os componentes aromáticos do vinho.
Essa ampla variedade de qualidade de solo e condições climáticas permite ao viticultor cultivar diferentes variedades de uvas. Em Valais, você pode encontrar de tudo, desde vinhas nativas antigas como Amigne, Cornalin, Humagne ou Petite Arvigne até variedades tradicionais como Chardonnay, Pinot Gris, Sylvaner e Syrah.
No caso dos vinhos brancos, a escala varia do leve Fendant até as especialidades Spatlese
complexas e doces.
Alguns números:
AOC introduzida em 1991
Vinhedos - 5000 hectares de vinhas dos quais 38% são brancos e 62% tintos. Todos os vinhedos de Valais juntos, correspondem a 33,43 % dos vinhedos da Suíça.
Variedades de uvas cultivadas  - mais de 50

Leia também: Queijos - Queijos e vinhos pelo mundo Ekte Gjetost


2 comentários: