O BCA volta com a "Série Molhos" para te ajudar na hora da escolha do vinho.
Sempre falamos aqui que para fazer a harmonização entre vinho e comida leva-se em conta o modo de preparo, mas também principalmente o molho que acompanha o prato, seja ele servido com carnes, massas, frutos do mar ou vegetais.
Então, entender o molho é essencial para o sucesso da sua harmonização, você só precisa prestar atenção nas características do molho, pois são elas que vão influenciar no resultado final do prato, podendo deixá-lo mais cremoso, mais ácido, mais amanteigado, herbaceo ou picante.
No decorrer das semanas veremos alguns exemplos, juntamente com suas receitas e opções de vinhos para harmonizar.
Má na cozinha preparando Aioli
Molho tradicional da Provence, no sul da França. Ideal para acompanhar peixes, frutos do mar e vegetais.Uma emulsão, semelhante a uma maionese caseira, aveludada e extremamente carregada de alho.
Originalmente era preparado no almofariz, dizem que na Provença, o aioli só está no ponto quando se consegue equilibrar um pilão em pé no meio da mistura.
Para harmonizar pratos que são acompanhados de aioli opte por vinhos brancos leves, frutados e com alta acidez que precisa ter presença suficiente para deixar o vinho refrescante e acompanhar o sabor intenso do alho.
Ou um Rosé de Provence uma escolha mais óbvia e deliciosa.
A receita abaixo é preparada no liquidificador com alho confitado, mas se você preferir um sabor mais intenso faça com alho fresco, cortando-o em fatias finas e amassando-o com sal no pilão até obter uma massa.
Ingredientes:
3 gemas de ovo
5 dentes de alho
800 ml de azeite de oliva
suco de limão (opcional)
sal e pimenta a gosto
Preparo:
Aqueça o alho no azeite, em fogo bem baixo, sem deixar borbulhar. Quando os dentes de alho estiverem meio dourados, retire e escoe. Em um liquidificador , coloque o alho confitado, as gemas, sal e pimenta a gosto. Bata rapidamente. Acrescente lentamente o azeite que deve estar em temperatura ambiente.
Lembre-se a consistência final do molho aioli deve ser semelhante à de uma maionese. Por último, acrescente o suco de limão (opcional)
Você sabia que na Provença, o aioli é o prato tradicional das festas?
É feito com tanto alho fresco, que se diz que nas épocas próximas às festas locais, os dentistas penduram nas portas avisos dizendo:
"Fermé à cause d'aioli." - Fechado devido ao aioli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário