segunda-feira, 6 de março de 2017

Entendendo os descritivos do vinho - Parte 6



Não estabilizado: vinho que não passou pela Estabilização.
Assim como ocorre a filtragem, muitos produtores acreditam que a estabilização pode danificar o sabor e a textura do vinho. No entanto, um vinho não estabilizado pode ser filtrado.

Não filtrado: expressão usada para descrever um vinho que não passou pelo filtro para clarificar. Os vinicultores que acreditam que o filtro priva o vinho de alguns sabores e texturas podem não filtrá-lo, e até mesmo rotulá-los assim. Frequentemente, um vinho não filtrado passa pela clarificação, para a remoção de grandes partículas em suspensão. Às vezes, os vinhos não filtrados não são inteiramente claros.

Não safrado: quando aplicada ao Champagne, a expressão mais correta seria  multissafrado, pois esse tipo de vinho é produzido misturando-se vinhos de colheitas de vários anos complementares. A maioria dos Champagne é de vinhos não safrados. Atualmente, a maioria dos vinhos finos comuns inclui a safra.

Odores impróprios: cheiros desagradáveis (de substâncias químicas, umidade, bolor, ovos estragados, borracha queimada, chucrute, etc.), sugerindo um vinho armazenado em recipientes sujos, ou mal produzido.

Oídio: doença da videira

Olfato: cheiro de um vinho, incluindo tanto o aroma da uva quanto o buquê do envelhecimento.

Ovo podre: expressão frequentemente usada para descrever um vinho defeituoso pelo excesso de ácido sulfídrico.

Oxidação: processo de expor o vinho ao ar, provocando alterações.
Um pouco de oxidação pode ser positiva. Por exemplo, pode ajudar a suavizar e abrir o vinho. Contudo, a exposição demasiada ao ar é prejudicial. Pode tornar um vinho acastanhado e dar-lhe um sabor chato.

Passado: termo descritivo para um vinho (em geral, tinto) de gosto ligeiramente semelhante ao das passas, porque as uvas estavam maduras demais quando colhidas. Uma pequena dose dessa qualidade pode acrescentar ao vinho um matiz interessante. Mas em demasia é um defeito.

Pederneira: termo que define o gosto ou aroma que sugere metal úmido. Muitas vezes essa expressão é usada para descrever o Sauvignon Blanc, em particular o francês.

Leia tambem - Entendendo os descritivos do vinho - Parte 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário