sábado, 18 de março de 2017
Vinho Painter Bridge Zinfandel harmonizado com Costela ao barbecue acompanhada de três purês
Beber, Comer e Amar...
Má na cozinha preparando Costela de porco ao barbecue acompanhada de três purês (batata-inglesa, batata-baroa e batata doce).
A carne de porco é bem versátil, funciona bem com vinhos brancos saborosos e igualmente com tintos de corpo médio pra alto, tudo depende do corte e de como você a prepara.
No prato de hoje me ative ao corte (costela consequentemente mais gordura), ao molho barbecue com seus sabores fortes, intensos, adocicados e picantes e, nos acompanhamentos igualmente adocicados.
Um prato consistente e cheio de especiarias como este, pede um vinho de textura aveludada, com aromas de geléia de frutas e taninos marcantes como um Zinfandel Californiano.
Escolhi o Painter Bridge Zinfandel - Califórnia - Paso Robles e Lodi.
Elaborado com 90% Zinfandel, 9% Sirah e 1% Petit Sirah, com uma linda cor purpura, a pimenta que se mostra no nariz, combina com o picante do barbecue, também apresenta aromas adocicados de frutas vermelhas (framboesa e groselha) que combinam com o prato como um todo, os sabores concentrados, carregados de frutas silvestres juntamente com a maciez e o bom corpo, fazem um ótimo contraponto com esse prato de temperos tão robustos.
A receita dessa costela é super fácil de fazer e o resultado é surpreendente.
Que tal prepara-la para o jantar, contribuo com a receita.
Ingredientes
1 ripa média de costela suína, com cerca de 1,5 Kg
1/2 xícara de aḉucar mascavo
1 colher (chá) de páprica picante
1 colheres (chá) de páprica doce
1 colher (sopa) de orégano
1/2 colher (sopa) alho em pó
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo
Misturar todos os ingredientes em uma tijela, esfregue a mistura de temperos na carne, começando com o lado mais carnudo e cobrindo toda a costela uniformemente.
Coloque em uma travessa, cubra com papel alumínio e refrigere por 2 horas.
Quando for assar a costela, preaqueça o forno, coloque em uma assadeira alta e asse com a parte da carne virada para cima, até que a carne fique bem macia (aproximadamente 1 hora), no meio desse tempo retire o papel alumínio e vire a costela, assando-a sem o alumínio.
A preparação dos purês fica ao seu critério.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bom dia Carla. Parabéns pelas postagens. Cada vez melhor.
ResponderExcluirObrigada Júlio!
ResponderExcluir