sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Principais vinhos da Espanha - Ribera del Duero




Ribera Del Duero

A região recebe esse nome em homenagem ao rio Duero, que cruza os elevados planaltos da parte centro-norte da Espanha e desce em direção a Portugal, onde passa a se chamar Douro, desaguando no Atlântico.
Ribera del Duero tem cerca de 30 mil acres de vinhedo. Denominação de Origem desde 1982 que engloba quatro distritos de Castela e Leão: Burgos, com a maior parte dos vinhedos; Soria, Segóvia e Valladolid, onde estão localizadas muitas das principais propriedades.
Com verões onde as temperaturas muitas vezes passam dos 38 graus e invernos frequentemente abaixo de zero, a região é chamada pelos proprietários das Bodegas de "Terra dos extremos". No mesmo dia, durante o ciclo do amadurecimento das uvas a temperatura passa do calor escaldante da tarde a noites com bastante frio.
Porém, os vinhedos beneficiam-se dessa grande diferença de temperatura ganhando em acidez e em equilíbrio.
Os solos são extremamente variados em Ribera, o melhor é entremeado de areia, calcário e cascalho, e boa parte é recoberto com velhas pedras de rios.
A uva Tinto Fino é a mais importante da região, representa 85% das plantações, ela é uma variação genética da Tempranillo, que depois de séculos de adaptação ao clima severo e rigoroso de Ribera del Duero, produz vinhos de textura mais espessa e audaciosa e de sabor mais rústico do que a Tempranillo plantada em Rioja.
Todos os principais vinhos são feitos exclusivamente dessa uva, porém ela não é necessariamente a única, alguns vinhos incluem uma fração de uva branca Albillo.
A região também produz uma pequena quantidade de vinho branco e rosé, mas ele é raramente exportado.
Os vinhos de Ribera del Dero são classificados em três categorias (segundo a qualidade das uvas e amadurecimento)
Crianza: o mais jovem, provém de bons vinhedos mas não excepcionais e amadurecem por no mínimo dois anos antes de serem liberados.
Reservas: produzidos com uvas superiores plantadas em melhores locais,amadurecem por no mínimo três anos antes de serem liberados.
Gran Reserva: provenientes dos melhores vinhedos, amadurecem por no mínimo 5 anos antes de serem liberados.
Em Ribera del Duero, o rótulo frontal da garrafa não indica se o vinho é crianza, reserva ou gran reserva. Um selo do Consejo, aposto no rótulo posterior ou no gargalo da garrafa, indica a designação..
Na década de 1980 uma enorme reviravolta aconteceu na região que até então era conhecida por seus vinhos tintos baratos e grosseiros. O sucesso de duas vinícolas excepcionais a Vega Sicilia e a Pesquera, inspirou um influxo de capital e de habilidades técnicas, além de uma nova paixão por qualidade, sendo a Vega Sicilia a primeira vinícola na região a receber reconhecimento internacional pela excelência de seus vinhos. Atualmente, algumas das melhores vinícolas da região estão seguindo o mesmo caminho e produzindo vinho com a Tinto Fino em assemblage com as variedades internacionais Cabernet Sauvignon, Merlot e Malbec.
Dica: Produtores de qualidade para procurar: Além do Vega Sicilia e Pesquera, Bodegas Ismael Arroyo e Dominio de Pingus

Leia também: Principais vinhos da Espanha - Rioja

Fontes: Atlas Mundial do Vinho
Biblia do Vinho
Segredos do Vinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário