sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Principais vinhos da Espanha - Rioja





Rioja
Localizada no norte da Espanha, Rioja fica num amplo platô elevado a mais de 500 metros. Possui três sub-regiões: Rioja Alta, Rioja Alavesa e Rioja Baja.
As melhores uvas provém de Rioja Alta e Rioja Alavesa, que por serem mais altas e situadas mais ao norte e a oeste em relação ao Atlântico têm clima mais frio. Em Rioja Baja, por sr mais quente, mais baixa e mais seca, se produz uvas que resultam em vinhos de alto teor alcoólico, baixa acidez e em geral com caráter mais grosseiro.
Normalmente os Riojas são elaborados com uvas dessas três áreas, porém os melhores vinhos de Rioja raramente contém um percentual significativo de uvas de Rioja Baja.
Embora, hoje se produza um número crescente de vinhos feitos exclusivamente de Tempranillo, tradicionalmente os Riojas tem sido produzidos a partir de cortes. Sendo a Tempranillo a uva principal, que representa a parte mais importante do corte podendo ser acrescido de Garnacha, Mazuelo (Carignan), Graciano e ainda Cabernet Sauvignon (um fenômeno novo, mais ainda raro em Rioja, resultando um sabor completamente diferente de um Rioja clássico).
Os tintos de Rioja geralmente são maturados em carvalho americano, o resultado é um vinho de sabor acentuado de frutas vermelhas, carvalho tostado e baunilha.
Embora muitas bodegas considerem o pronunciado sabor de baunilha do carvalho americano como o complemento perfeito para o sabor intrínseco dos vinhos de Rioja, outras bodegas estão se voltando
para o carvalho francês, ou até amadurecendo seus vinhos por um período de tempo em cada tipo de barril.
No conjunto, os vinhos de Rioja amadurecem por mais tempo do que os outros vinhos, antes de serem liberados.
Vinhos destinados a longos períodos em madeira são elaborados exclusivamente com Tempranillo.
Abaixo veja a legislação mínima para os vinhos de Rioja:
Crianzas
Tintos: precisam amadurecer pelo menos dois anos, um dos quais em barril de carvalho.
Brancos: precisam amadurecer seis meses em barril de carvalho
Reservas
Tintos: precisam amadurecer pelo menos três anos, um dos quais necessariamente em barris de carvalho.
Brancos: precisam amadurecer por um ano, sendo seis meses em barris de carvalho.
Gran Reservas
Tintos: precisam amadurecer pelo menos cinco anos, dois dos quais necessariamente em barris de carvalho, e envelhecer em garrafa pelos três anos remanescentes.
Brancos: precisam amadurecer quatro anos, sendo seis meses necessariamente em barris de carvalho.
Os vinhos brancos tradicionais de Rioja são difíceis de serem encontrados, possuem um caráter ligeiramente oxidado, que é intencional, e podem envelhecer por décadas.
A principal uva branca de Rioja é a Viura (Macabeu) uva de boa acidez , conferi ao vinho capacidade para o envelhecimento. Constitui a maior proporção no corte de qualquer vinho branco. Ela às vezes é misturada a Malvásia, que acrescenta aroma e frescor, e a Garnacha Blanca que dá corpo ao vinho.


Leia também: Principais vinhos da Espanha



Nenhum comentário:

Postar um comentário