domingo, 20 de agosto de 2017
Vinhos Espumantes e regiões produtoras - Champagne Millésime
O Champagne Millésime (de safra), deve ser preparado exclusivamente com as uvas de um único ano, ao contrário de muitos vinhos espumantes com reserva que podem ser preparados com um mínimo de 85% de uvas de um mesmo ano. Os champagnes millésime devem ter um mínimo de três anos antes de ser postos à venda, mas muitos produtores não o fazem antes de cinco ou seis anos.
Há uma categoria especial de champagne muito caro que é mantida com seu sedimento por mais tempo e que é degolado pouco antes de ser distribuído. O exemplo mais conhecido é o Bollinger RD (recentemente degolado). Mesmo quando muito velhos, esses vinhos são de um frescor surpreendente, mas não possuem a capacidade de conservação dos vinhos engarrafados antes.
Em teoria, os champagnes de safra somente são distribuídos se são de safras excepcionais, o que, na prática, representa duas ou três vezes a cada década. Em geral, os produtores tendem a comercializar os anos que são melhores que a média, o que significa uns quatro ou cinco anos de cada dez. Os melhores anos das últimas décadas foram:
2002 (não foi distribuída antes de 2007/2008)
1999
1998
1996
1995
1990
1989
1988
1985
1982
Leia taambém: Vinhos Espumantes e regiões produtoras - Como é feito o Champagne
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Super interessante.Não tinha idéia.
ResponderExcluir