quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Produtores de vinho da Argentina - Bodega El Porvenir de Cafayate



El Polvenir de Cafayate se define como uma Bodega Familiar.
A família Romero Marcuzzi, começou no mundo do vinho quando Roberto Romero ancorou há quatro décadas sua primeira adega em Tolombón, a poucos quilômetros de Cafayate.
No final dos anos noventa, foi decidido enfrentar um novo projeto, adquiriram uma fazenda de 100 anos localizada no centro de Cafayate, que atualizaram em infraestrutura e tecnologia, restaurando com êxito velhas vinhas de 65 anos de Torrontés, Malbec e Tannat.
Durante esse período também plantaram uma nova vinha de Malbec, Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah e Petit Verdot, entre outras variedades.
Hoje, a adega de Cafayate é liderada por Lúcia Romero Marcuzzi, neta de Roberto, ela trabalha em conjunto com uma excelente equipe seguindo o legado de seus antepassados com um dinâmico impulso inovador.
Os vinhedos são cultivados a uma altitude de 1750 metros acima do níve do mar em uma região única e privilegiada. Na província de Salta, Argentina, a 180 quilômetros ao sul da capital, uma região de clima extremo e desértico, que oferece dias quentes e noites frias, baixas chuvas e alto sol para as vinhas.
Cafayate é um pequeno Vale isolado de características muito especiais, onde seu clima desértico e solos pobres favorecem a produção de uva de alta qualidade enológica, facilitando a realização de viticultura integrada, sustentável e orgânica.
O principal fator que influencia a videira é a amplitude térmica, devido à altura, que permite que as uvas sejam muito concentradas e, ao mesmo tempo, maduras, resultando em vinhos com taninos macios e redondos.
As vinhas são divididas em quatro fazendas:
Finca El Retiro: São os vinhedos mais antigos com plantas de mais de 65 anos.
Variedades: Torrontés, Tannat e Malbec
Finca Rio Seco: Vinhedo plantado no início do projeto, vinhas com cerca de 13 anos, apenas variedades tintas foram plantadas.
Finca Alto Los Cardones: Vinhas localizadas no sopé da colina, num solo pedregoso e pobre, o que permite que o terroir seja expresso no vinhos.
Variedade: Malbec
Finca Alto Los Cuises: O maior vinhedo, a plantação foi feita em terraços, imitando o modelo de cultivo Inca, uma vez que a inclinação do terreno é muito pronunciada e é a única maneira de guiar a água para cada uma das vinhas.
Variedades: Malbec e Chardonnay

Portfolio:
El Porvenir
Laborum
Amauta

Leia também: Produtores de vinhos da Argentina - Bodega Chacra

2 comentários: