A produção do Cava circunscreve-se em quase 98% à região do Penedés, embora também seja autorizada em alguns municípios de La Rioja, Aragão, Valência e Badajoz. Seu clima mais quente faz dos Cavas vinhos espumantes mais suaves,que procuram uma boa integração das borbulhas e um bom equilíbrio na boca.
Os Cavas mais jovens são os Reserva,com pouco tempo de maturação na garrafa. Os Cavas Gran Reserva são os que conseguem a melhor complexidade na boca.
Os Cavas de maior qualidade têm uma maturação dentre dois e três anos ou mais.
Os aromas de juventude nos Cavas lembram os do vinho branco inicial com o qual foram elaborados. Nos Cavas mais velhos, aparecem aromas de confeitaria, frutas secas e levedura. Os melhores Cavas são os Brut Nature (sem adição de açúcar) porque os melhores vinhos de cada adega são destinados a sua elaboração.
Os dois gigantes do Cava são Codorníu e Freixenet; mas também há elaboradores menores que também conseguem grandes produtos: Agusti Torelló i Mata, Llopart, Recaredo, Gramona, Bertha, Privat, Huget, basicamente produzidos na região do Penedés.
Leia também: Vinhos Espumantes e regiões produtoras - Itália
Nenhum comentário:
Postar um comentário